Decoração francesa: 4 dicas para usar na sua casa

0
1314

 

Que os franceses têm um enorme bom gosto para a moda e a gastronomia ninguém pode negar! Mas você sabia que eles também são referência em estilo, elegância e personalidade no que se refere a design e arquitetura? É verdade! Os imóveis na França possuem muita identidade e costumam ter a cara de seus donos. E é por isso que as mais diversas inspirações provençais e parisienses sempre marcam presença na décor pelo mundo afora. Quer saber como levar um pedacinho da França para sua casa? Então confira dicas incríveis para usar a decoração francesa no seu lar doce lar. Vem que é très chic:

Invista em detalhes manuais

Uma das características mais fortes da decoração francesa é a presença do toque pessoal do dono em cada detalhezinho da casa, com os proprietários e moradores normalmente colocando mesmo a mão na massa para deixar marcado na decoração um pouco de seus gostos e de suas vivências. Pintar as paredes, lixar as madeiras, fazer detalhes vazados e investir mesmo em processos de bricolagem faz parte da cultura francesa! Essa é uma mega inspiração para quem deseja economizar e prioriza uma decoração pautada no consumo sustentável e consciente, não concorda?

Reaproveite móveis antigos

Os móveis com um ar vintage são mais que bem-vindos na decoração francesa. Por isso, vale apostar em peças antigas, fazer pátina em uma velha cômoda ou até mesmo visitar antiquários e lojas especializadas para garimpar mobílias clássicas. As melhores escolhas são as mesas e penteadeiras provençais, os aparadores com design rococó e cadeiras inspiradas no período do reinado de Luis XV.

Acerte também na iluminação

Uma vez que Paris é conhecida como a cidade luz, não poderíamos deixar de falar sobre a iluminação. Na decoração francesa, a luz é baixa e quente para tornar o ambiente mais agradável e aconchegante. A intenção aqui é fazer com que os moradores e visitantes se sintam acolhidos e confortáveis assim que pisam dentro de casa. E para trazer um ar mais luxuoso e charmoso aos espaços, a dica é apostar em lustres de cristal, bem recorrentes nos sofisticados cafés franceses.

Decoração francesa 4 dicas para usar na sua casa (2)

 

 

Escolha as cores com critério

Outra dica importante para compor a decoração francesa é ser criterioso na escolha das cores. Nesse quesito, para quem prefere um visual mais clássico, sofisticado e discreto, o ideal é se inspirar nas galerias de arte e nos museus franceses, escolhendo uma paleta de cores sóbrias, preferencialmente marcada pelo branco, pelo creme e por tons pastel. Os detalhes em dourado também são permitidos. Para os mais ousados, a decoração no melhor estilo Moulin Rouge é uma boa pedida, exigindo a combinação de vermelho, branco e preto para tornar a decoração dos ambientes mais inusitada, intensa e marcante. Já quem gosta de delicadeza e simplicidade, o branco e o bege combinados com lavanda e marrom ajudam a criar um efeito tipicamente francês.

No mais, não se esqueça de incluir cortinas, mantas e tecidos jogados em cima dos sofás, deixar suas louças expostas na cozinha, acrescentar vasos de rosas e lavandas, além de dar aquele toque a mais com arabescos e adamascados nas estampas. Todos esses detalhes compõem a décor francesa e deixam a casa muito mais charmosa!

E aí, gostou das nossas dicas? Pretende decorar pelo menos algum dos cômodos da sua casa se baseando na decoração francesa? Comente e compartilhe suas intenções conosco! Ah, e não deixe de assinar nossa newsletter para conferir outras novidades e inspirações do universo da decoração, ok?

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria