Decoração Feng Shui

0
1685

Para aqueles que não conhecem, o Feng Shui, é a arte de organizar construções, objetos, espaços e a vida para alcançar harmonia e equilíbrio. O Feng Shui trabalha com a hipótese de que o mundo é guiado por forças invisíveis. A ideia por trás disso é “desbloquear” o caminho, para que as forças possam fluir livremente e criar equilíbrio em um espaço (ou na vida).

 

decoracao-feng-shui

 

Para que essa harmonia seja criada, são utilizados os cinco elementos (símbolos do Feng Shui), essas são as fases pelas quais o chi se movimenta.

 

  1. Terra (pedras, cerâmicas);
  2. Fogo (velas, lareiras);
  3. Metal (eletrônicos, molduras de quadros prateadas);
  4. Água (fontes, aquários);
  5. Madeira (planta viva ou árvore; madeira morta, como a dos móveis, não é levada em consideração).

Você pode pensar nos elementos agindo um sobre o outro como um jogo avançado de “Pedra, Tesoura ou Papel”, existem dois ciclos: o produtivo e o destrutivo.

 

Ciclo Produtivo do Feng Shui

 

 

Ciclo Destrutivo do Feng Shui

 

 

Mas como colocamos isso na prática dentro da nossa decoração?

 

Através da distribuição dos móveis e das cores usadas em cada ambiente. Fazendo as escolhas certas vamos ter um ambiente mais equilibrado com mais energia positiva.

 

Decoração Feng Shui no quarto

 

Decoração Feng Shui - Quarto Casal - Casa Show

Para os quartos, por exemplo, as cores que se recomendam são os tons pastéis, com tapetes em cores claras. Os tecidos da cama, como lençol, colcha etc. devem ser de tecidos naturais e nas cores claras.

 

O lugar onde a cama estará posicionada é muito importante. A cabeça ou os pés da pessoa nunca podem estar virados para a porta do quarto e não se recomenda colocar prateleiras com livros na parede da cabeceira da cama, para não ter nada pesado em cima da sua cabeça. O fato de não ter nada nessa parede traz calma e segurança.

 

 

Decoração Feng Shui no banheiro

 

O elemento mais importante no banheiro é a água, símbolo do dinheiro. Recomenda-se que o vaso sanitário esteja atrás da porta. Em um lugar onde ninguém te veja quando alguém entra no banheiro sem querer.

 

Decoração Feng Shui - Banheiro Pedras - Casa Show

 

Já que os vasos sanitários tem um efeito negativo, assim que quanto mais escondidos melhor. O Feng Shui preza por um banheiro simples e harmônico. Colocar poucos elementos decorativos, móveis com linhas puras e que quanto mais luz natural tenha, melhor, fazem parte da cultura Feng Shui.

 

Decoração Feng Shui - Banheiro - Casa Show

 

Decoração Feng Shui na cozinha

Para a cultura chinesa uma cozinha bem equipada é sinal de riqueza e abundância e ela é o ambiente mais importante da casa. Onde se produz a magia de transformar alimentos em refeições saudáveis para toda a família.

 

Decoração Feng Shui - Cozinha - Casa Show

Por isso levam muito em conta as energias Yin (água) e Yang (fogo). O fogão tem que ser colocado longe da pia, se possível em paredes diferentes, se não, isso se soluciona colocando algo de metal ou madeira entre os dois, como, por exemplo, um pote de madeira onde geralmente guardamos o sal.

 

Decoração Feng Shui - Cozinha Madeira - Casa Show

 

Decoração Feng Shui na sala de estar

O lugar perfeito para a sala de estar é perto da porta de entrada da casa e no mesmo nível do chão. A colocação do sofá, mesas ou poltronas e muito importante para obter um espaço aconchegante, criando uma distribuição harmônica para ter uma circulação sem obstáculos.

 

Decoração Feng Shui - Sala de Estar - Casa Show

 

O sofá é o elemento mais importante da sala. Segundo o Feng Shui o sofá deve ter uma estrutura de madeira e o tecido deve ser nobre, como o tecido de algodão ou lã. O ideal é estar apoiado em uma parede onde se tenha visão de toda a sala e de preferência sem TV.

 

Decoração Feng Shui - Sofa - Casa Show

 

E a sua casa, tem alguma dessas regras do Feng Shui?

 

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here