Decoração econômica: aposte nos adesivos

0
246

Não faz muito tempo que os adesivos se transformaram nos queridinhos de quem deseja renovar os ambientes gastando pouco. Este artigo decorativo não é unanimidade entre os profissionais da área de decoração, o que torna sua aplicação bastante controversa. Muitos apreciam o toque divertido que os adesivos dão aos espaços, outros defendem que esta opção não é tão bacana.

Em todo caso, o que deve prevalecer é o equilíbrio, o bom gosto e o bom senso, já que os adesivos podem, sim, embelezar a casa, desde que sejam aplicados em ambientes descontraídos e menos formais. Em casas de solteiros, quartos infantis e até mesmo em geladeiras, os adesivos são super bem-vindos. Mas há um detalhe: se a intenção for criar um espaço elegante e sofisticado, eles já não caem tão bem.

Quer descobrir como usar adesivos para decorar a casa? Então confira o nosso post!

Onde aplicar o adesivo?

 

Esta é a primeira decisão a ser tomada, antes mesmo de definir o estilo, cor e tamanho do adesivo. Na verdade, os adesivos podem ser aplicados em qualquer lugar, exceto em ambientes que precisam ser lavados. Lembre-se que a umidade compromete a durabilidade e a beleza do adesivo, mas existem materiais próprios para ambientes externos, já que são altamente resistentes ao sol e chuva. Procure se informar na hora da compra!

Quando for eleger um espaço para colocar o adesivo, dê preferência à sala de televisão, ao quarto das crianças ou à copa. Em casa de jovens, os adesivos podem ser colocados até mesmo na sala de estar, mas é necessário que o artigo dialogue com o restante da decoração.

Como escolher o adesivo?

 

O que vale aqui é a adequação! É preciso escolher um adesivo que harmonize com a decoração de modo geral. As cores devem conversar com a proposta do ambiente e, nos espaços adultos, as tonalidades neutras são as mais recomendadas. Deixe as cores vibrantes para as áreas infantis! É importante também fugir dos temas muito joviais em ambientes clássicos.

Como aplicar?

 

É indispensável verificar se o adesivo não danifica a parede, pois há vários tipos que deixam marcas quando são retirados. Em contrapartida, é também possível encontrar adesivos que podem ser aplicados e descolados sem deixar vestígios. Dê preferência a eles!

Quando for aplicar, siga as recomendações de uso. Não se esqueça que adesivos devem ser colados em superfícies limpas, lisas e sem irregularidades. O ideal é que a parede tenha sido recentemente pintada com tinta brilhante ou acetinada.

Centímetro por centímetro

 

Outro passo fundamental é medir a área na qual o adesivo será aplicado. Em seguida, calcule o espaço reservado para os móveis e objetos que dividirão a parede com o artigo. Só assim você terá uma noção mais aproximada do resultado final. Caso opte por adesivar a parede com fotos, tome muito cuidado para não exagerar nas proporções e acabar distorcendo a imagem. Quando as fotos são ampliadas, a resolução pode ficar ruim!

No caso de imagens fotográficas, o efeito é mais elegante se o adesivo for aplicado em uma base de vidro, acrílico ou madeira. Pense nisso!

E aí, gostou das nossas dicas? Usaria adesivos na decoração? Conte para a gente as suas opiniões!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria