Decoração: descubra qual estilo é a sua cara

0
1018

A decoração da nossa casa é como a roupa que vestimos: precisa combinar com nosso estilo, com nossa personalidade, com nossos gostos pessoais e até com a nossa rotina, não é mesmo? Mas tão comum quanto cada pessoa ter preferências bem específicas quando se trata de design de interiores é encontrar quem não conheça seu próprio estilo ou não o tenha tão bem definido assim. Por acaso você se identifica com essa indecisão? Pois se quer saber qual é o estilo decorativo mais apropriado para você é só continuar lendo o nosso artigo! Vamos lá?

Decoração provençal

Se você é romântico e gosta de decorações mais delicadas, aposte em uma decoração provençal. Esse tipo de décor é caracterizado pelo uso de tons clarinhos — como o amarelo, o lilás, o rosa e o azul bebê. Além disso, flores igualmente delicadas — como rosas e lavandas — são mais do que bem-vindas nesse tipo de proposta. Para complementar a decoração, invista em papéis de parede, abajures, móveis de madeira, linhas curvas e meia luz.

Decoração moderna

Tem um espírito descontraído, prático e despojado? Pois o melhor estilo decorativo para você pode muito bem ser o moderno, marcado por cores fortes, móveis contemporâneos e utensílios super funcionais. O design diferenciado das peças e o mix de estampas e texturas também costumam fazer parte desse estilo, acrescentando um toque a mais de irreverência aos ambientes.

Decoração clássica

Caso você seja conservador e goste de seguir a linha mais tradicional, o melhor caminho decorativo provavelmente é o estilo clássico, que é sofisticado, aparece com cores sóbrias, mobiliários elegantes, lustres, abajures e pendentes para dar um ar de classe na medida certa. Outros elementos sempre presentes na decoração clássica são os quadros e os tapetes. Sem grandes ousadias, esse estilo de decoração é mais seguro, isto é, perfeito para quem não deseja arriscar na composição.

Decoração étnica

Para os cosmopolitas, que adoram viajar e amam referências multiculturais, as decorações étnicas são muito adequadas. Vale apostar nas influências orientais, indianas, peruanas, mexicanas, enfim, há uma série de possibilidades. As capas de almofadas, as esculturas e os souvenirs costumam fazer parte desse tipo de proposta. Vale ressaltar que as decorações inspiradas na China, na Tailândia e no Japão tendem a possibilitar um ambiente mais tranquilo e relaxante. Portanto, se sua rotina é agitada e você quer transformar sua residência em um espaço zen, essas são excelentes alternativas.

Decoração vintage

Visitar brechós, antiquários e bazares é um dos seus hobbies? Adora as relíquias do tempo da vovó? Curte demais as músicas, a decoração e até o vestuário retrô? Nesse caso, o estilo vintage deve ser o ideal para sua casa. Assim, use e abuse de relógios antigos, louças clássicas, móveis patinados e eletrodomésticos com aquele ar de antiguinho que dá um charme todo especial aos espaços. Cores como vermelho puxado para o cereja, o amarelo cor de gema e o azul-turquesa também ajudam a criar um ar nostálgico e relembrar décadas passadas.

Decoração clean

Para pessoas práticas, sofisticadas e modernas, a decoração clean é uma ótima escolha. Contemporânea, clara e minimalista, ela é perfeita para quem não curte excessos. A maior vantagem desse estilo decorativo é justamente a sensação de amplitude que ele cria, além de ser limpo, manter a área de circulação preservada e valorizar os espaços vazios.

Viu só como são muitos os estilos para você explorar? Já conseguiu identificar qual desses estilos mais combina com você? Comente aqui e nos conte o que o levou a fazer essa descoberta!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria