Decoração de ambientes: poltronas e cadeiras ideais para cada espaço

2
1351
interior design of classis room in blue and white with chair and a vase of roses on the table

Seja para dar um ar mais aconchegante ou um toque de elegância na decoração de ambientes, as poltronas e cadeiras são peças-chave para transformar o visual de diferentes cômodos. Mas é preciso ficar atento quanto à harmonização do mobiliário com o restante da casa para não errar na escolha. Pensando nisso, selecionamos sete dicas indispensáveis para você acertar a mão e deixar seu lar ainda mais bonito. Confira:

1. Atenção às diferentes peças

Cada cômodo da casa tem uma função e por isso pede por poltronas e cadeiras diferentes. As peças usadas na sala de estar, por exemplo, não serão as mesmas do quarto ou da varanda.

Para a sala de estar, prefira poltronas do modelo swan ou barcelona, que criam um ar dinâmico para o ambiente. Quanto às cadeiras na sala de jantar, você poderá escolher entre as com braço ou sem braço. Avalie qual combina mais com a decoração, seja ela retrô, rústica, sofisticada, etc.

Nos quartos, é indicado o uso das poltronas egg, que são anatômicas e perfeitas para espaços pequenos. Se o quarto também tiver uma área para trabalho, opte por uma cadeira confortável e estruturada em alumínio para a regulagem de posicionamento.

Na cozinha é muito comum o uso de banquetas, que deixam a decoração do ambiente moderna, além de permitirem lanches e refeições rápidas. Os modelos com encosto são mais formais, enquanto os de madeira e fibra são descontraídos.

Em varandas, é preciso optar por poltronas de materiais resistentes. As de vime combinam bastante com áreas externas.

2. Como escolher o design

O modelo de poltrona ou cadeira ideal é aquele que une funcionalidade, conforto e beleza. Escolha peças que cumpram bem suas funções primordiais e agreguem elegância ao ambiente. As cadeiras da mesa de jantar, por exemplo, devem estar em harmonia com a mesa e combinar com o restante do mobiliário de forma discreta.

3. Quarto de bebê

Além de agregar beleza à decoração do quarto de bebê, as poltronas devem ser confortáveis para o momento da amamentação. A principal dica é que você compre esse móvel em uma loja física e busque a consultoria de um profissional para te orientar quanto à funcionalidade de cada modelo.

Prefira tecidos fáceis de limpar, com um bom apoio para a região lombar, certifique-se de que a altura é adequada e opte por cores neutras.

4. Cadeira com ou sem braços

Geralmente nos sentimos mais confortáveis em cadeiras com braços. Mas se o ambiente for pequeno, é melhor optar por peças sem braços, para economizar espaço e aproveitar melhor o cômodo.

5. Tipos de materiais para a decoração de ambientes

O mercado disponibiliza uma grande diversidade de materiais para a decoração de ambientes. O alumínio, aço inox, polímeros plásticos e fibras sintéticas, por exemplo, são ideais para áreas que exigem uma mobília resistente.

6. Peças estofadas

A escolha do estofado de sua poltrona ou cadeira deve estar de acordo com a necessidade do ambiente em que a peça ficará. Na cozinha é melhor optar por tecidos fáceis de limpar, já na sala ou quarto prefira os com estampa leve e cores neutras que não interfiram no restante da decoração.

7. Principais quesitos

Por último, lembre-se de levar em consideração quatro quesitos básicos na hora de comprar cadeiras e poltronas para sua casa: design, tamanho, função e harmonia. Ao analisar esses fatores, você terá menos chances de errar na escolha do móvel.

Atualmente essas peças são essenciais não só para acomodar visitas, mas também para a decoração de ambientes. E nada melhor do que usá-las a seu favor para deixar a casa mais aconchegante e ajudar a compor um visual único. Siga nossas dicas e invista em poltronas e cadeiras sem medo de errar!

E já que estamos falando de assentos, aproveite e confira nosso post com 4 dicas para escolher as banquetas para a sua cozinha!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.