Decoração da cozinha: utilizando faixas decorativas e pastilhas

0
1961

Quando o assunto é decoração da cozinha, muitas pessoas já têm em mente um estilo muito específico para esse cômodo: tudo branco, com alguns eletrodomésticos em inox e sem abusar de cores fortes para que o ambiente não perca a cara de asseio que toda cozinha deve ter, não é mesmo?

Se você não compra essa ideia e prefere trazer um pouco da sua personalidade para esse espaço, então este post é para você! Mostraremos dois elementos que podem transformar a sua cozinha: as faixas decorativas e as pastilhas. Quer saber como elas podem ser usadas para trazer modernidade e sofisticação para esse cômodo? Acompanhe!

A versatilidade das faixas decorativas

Apesar de serem frequentemente associadas à decoração de quartos infantis, as faixas decorativas são bem versáteis. E saiba que com um pouco de criatividade, elas podem ajudar a transformar qualquer ambiente, sobretudo a cozinha.

É muito comum encontrar faixas decorativas em lojas de materiais para construção ou de decoração, em diferentes cores, estampas, acabamentos e materiais.

E a boa notícia é que é fácil encontrar esses materiais em formas e tamanhos variados, e além de terem um preço mais acessível, não exigem mão de obra especializada para serem aplicados na parede ou no balcão.

Já as faixas de cerâmica, que devem ser instaladas juntamente com o revestimento, dão um toque especial ao ambiente. Elas quebram o estilo tradicional dos revestimentos de cores sólidas, trazendo alegria e irreverência, com estampas de frutas, flores, arabescos ou azulejos portugueses, por exemplo.

O mais legal é que as faixas não precisam ser aplicadas, necessariamente, no meio da parede. Você escolhe a altura ideal e a orientação que mais gosta – vertical ou horizontal –, de acordo com a decoração e a disposição da mobília de sua cozinha.

Com certeza, esse é um elemento tradicional que foi reinventado e é capaz de trazer requinte e elegância para qualquer cozinha.

O charme das pastilhas na decoração da cozinha

Assim como as faixas, as pastilhas também são um elemento básico na decoração de ambientes. A ideia, porém, é compor a decoração de sua cozinha de um modo único, inspirador e cheio de personalidade. Para isso, mostraremos algumas possibilidades.

Combinando com a pintura

Uma maneira criativa de decorar a cozinha é combinar as cores das paredes com a pastilha utilizada. Se o intuito é aplicar pastilhas só até a metade da parede, por exemplo, você pode pintar o restante com a mesma cartela de cores das pastilhas, variando em tons acima ou abaixo da cor principal.

Contrastando com a mobília

É interessante utilizar as pastilhas para destacar a mobília, fazendo um jogo de cores. Se sua mobília é toda em cor de madeira escura, por exemplo, aplique pastilhas brancas ou bege claro, para trazer esse contraste.

Se você tiver uma cozinha com móveis brancos, porém, aplique pastilhas com cores fortes, como azul marinho, vermelho ou preto. Isso, sem dúvidas, trará um elemento de destaque ao espaço.

Compondo mosaicos

Mas se você é do tipo de pessoa que se identifica com decorações criativas e inusitadas, não se limite a cobrir uma parede com pastilhas de cores sólidas. Aposte em cores e formas para criar um mosaico! E saiba que as pastilhas mescladas ou estampadas são perfeitas para isso.

Incorporando materiais diferentes

Além das já conhecidas pastilhas resinadas, é possível utilizar materiais diferentes para dar um efeito único à cozinha, como as pastilhas de vidro, brilhantes, foscas, espelhadas ou em inox, por exemplo.

O formato delas também pode variar: além das tradicionais pastilhas quadradas, aposte também nas retangulares ou arredondadas, e em variados tamanhos, para compor o melhor estilo para a sua cozinha.

Combinando com as faixas decorativas

Eis uma dupla de sucesso! Escolher pastilhas que combinem com as faixas decorativas, em cores harmoniosas e estampas que conversem com o restante da decoração pode trazer ao ambiente um toque todo especial. Basta ser criativo e não ter medo de inovar!

E então, gostou de conhecer a versatilidade das pastilhas e das faixas na decoração da cozinha? Não deixe de nos seguir nas redes sociais e fique sempre por dentro das tendências em reformas e decoração de ambientes. Estamos no Twitter, Facebook, Pinterest e Youtube!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria