Decoração clean: como criar um ambiente leve, iluminado e moderno?

0
2847

A decoração no estilo clean segue um princípio contemporâneo, marcado pela leveza e pela funcionalidade. O estilo clean dispensa elementos ornamentais supérfluos e é pautado na pureza das linhas e na praticidade da limpeza. Vale acrescentar que o ambiente clean proporciona a sensação de liberdade, amplitude, iluminação e frescor.

Gostou? Quer aprender a decorar espaços seguindo esta proposta tão moderna? Então confira o nosso artigo e descubra como criar uma decoração clean. Vem com a gente!

Paredes claras

 

Na decoração clean, é indispensável optar por uma pintura clara, em branco ou tons pastéis como areia, gelo e palha. Até pode haver combinação de cores, desde que ela seja bem sutil e se mantenha na linha tom sobre tom. O resultado fica ainda mais bacana quando há uma textura bem feita na parede, o piso é de madeira bem clarinha ou de porcelanato branco e o teto não possui muitos detalhes. O efeito de ampliação do ambiente fica incrível!

Projeto de iluminação

 

Tente aproveitar ao máximo a iluminação natural do ambiente. Janelas envidraças e cortinas claras e finas ajudam neste efeito. Vale a pena investir também em um belo projeto de iluminação para a noite, composto por lâmpadas embutidas e luminárias especiais. Fica bonito, claro e elegante!

Mobiliário moderno

 

A decoração clean depende de móveis práticos, modernos e sofisticados. O ideal é que as linhas sejam limpas e as peças não tenham muitos detalhes. As cores claras deixam a decoração mais simples e as tonalidades vibrantes são perfeitas para quem deseja um ambiente mais irreverente e arrojado. Cores como vermelho, roxo, amarelo e turquesa são bem vindas em poltronas ou almofada. Mas cuidado com os excessos! Estes toques coloridos devem aparecer em pontos focais para não descaracterizar a decoração clean.

Sem monotonia

 

Para quebrar um pouco a monotonia do “total white”, invista em vasos com flores delicadas como rosas, orquídeas ou pingo de ouro. Plantas de chão também ficam maravilhosas no canto das paredes, agregando um pouco de natureza ao espaço. Outra boa forma de dar mais vida ao ambiente é apostar em quadros bem modernos na decoração e um espelho no final do corredor ou acima do aparador. Porta-retratos (em pouca quantidade) são aceitáveis, mas evite esculturas. Na decoração clean elas não são bem-vindas!

Invista em tapetes claros e de modelo mais básico

 

Na hora de escolher os tapetes, opte pelos lisos e básicos. Eles podem ser felpudos ou não, mas a principal regra é que eles sejam claros, para que não destoem do restante da décor. Quanto ao formato, nas decorações de estilo clean, é preferível apostar nas peças quadradas e retangulares. Quanto menos detalhes, melhor!

Peças de vidro: essenciais para o estilo clean

 

O vidro dialoga perfeitamente com a proposta da decoração clean, por isso, invista em prateleiras, mesinhas, aparadores, janelas, divisórias e porta-retratos neste material. Lembre-se que o vidro dá um aspecto sofisticado e moderno aos ambientes. Apenas fuja das peças pequenas, como souvenirs, pratos, jarras e afins. Neste tipo de decoração, esses artigos menores são encarados como sobressalentes.

E aí, gostou das nossas dicas? A decoração clean faz a sua cabeça? Compartilhe conosco as suas opiniões. Até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria