Na hora de decorar, são os detalhes que fazem a diferença. Por isso, confira as nossas dicas e saiba como a decoração com almofadas vai transformar seu ambiente!
Suaves, macias, confortáveis, coloridas, lisas, com ou sem textura, as almofadas são um acessório decorativo extremamente multifuncional. Existindo em vários tamanhos e formatos, não precisa de muitas para renovar um ambiente – basta trocá-las de lugar ou de fronha! Ao contrário do que se pode imaginar, as almofadas não são coadjuvantes no ambiente. Elas podem tornar a decoração harmoniosa ou desempenhar papel de liderança na definição de um interior.
Estilo Moderno, Clássico ou Eclético?
Numa decoração moderna, escolha sempre um número impar de almofadas, ou seja 3 ou 5 almofadas juntas ficam visualmente mais apelativas do que 4 ou 6. Adicionalmente, as almofadas grandes ficam mais bonitas do que um grupo de almofadas pequenas, que acabam por distrair o olhar e dotar a decoração de ruído visual. Os formatos devem recair sobre o típico quadrado e o cada vez mais popular retangulo; privilegie tecidos como o algodão e o linho, perfeitos para exibir cores fortes e padrões geométricos.
Para uma decoração clássica, que requer uma certa simetria e formalidade, um número de almofadas par é ideal e o tamanho deve ser adequado à peça que adornam. Os padrões clássicos incluem os florais, adamascados, cornucópias, axadrezados, listados e monogramas… mas não todos ao mesmo tempo; brinque com a combinação de cores e texturas (veludo, seda…). Pode expor almofadas quadradas com almofadas redondas, desde que estejam em número par.
Tem um estilo mais eclético? Então a decoração com almofadas deverá reflectir esse ambiente: grandes e expostas em números ímpar (duas numa ponta do sofá e uma noutra, por exemplo) para conseguir um look descontraído. O estilo eclético define-se pela sua diversidade e excentricidade onde, aparentemente, nada combina – no caso das almofadas, pode perfeitamente escolher um grupo de cinco todas diferentes em termos de textura e padrões, mas faça questão de optar por uma cor que funcione como o elo de ligação.
Inverno x Verão
No inverno, pequenos “truques” ajudam a deixar a casa mais quente. Caramelo, marrom e laranja deixam a casa mais ‘confortável’ nos dias frios. A sensação que as cores despertam é que causa o ‘efeito quente’. E a mesma regra é válida se a ideia é refrescar a casa. Usar almofadas que combinam com branco, azul ou verde hortelã, são uma ótima pedida. E nesse caso, a escolha do tecido é fundamental para deixar o ambiente leve e fresco. Como são acessórios versáteis, dá para mudar a cada estação. Mas uma ressalva é necessária: certifique-se de que a almofada esteja bem ‘recheada’. Uma capa linda não adianta se a peça estiver vazia.
Almofadas no quarto, no escritório, no corredor e no jardim
Não reserve as almofadas exclusivamente aos sofás ou às camas, escolhendo modelos de grandes dimensões para colocar no chão, num recanto junto à lareira, no quarto das crianças ou num nicho reservado à leitura no escritório.
Seja criativo e utilize almofadas para decorar locais inesperados: colocadas sobre um banco dentro do banho, empilhadas no chão num recanto do corredor ou nas cadeiras da cozinha. Porque não?
Leve as almofadas para fora de sua casa, utilizando-as para tornar ainda mais confortáveis os ambientes de exterior existentes nas varandas, terraços, jardins e pátios. As cores vibrantes animam qualquer espaço lá fora então! Para um impacto ainda mais forte, escolha cores que não são habitualmente utilizadas no exterior – caso do branco, preto e cinza. A vantagem das almofadas é que as fronhas saem e podem ser facilmente lavadas!