Decoração all white: você gosta do estilo?

0
896

A cor branca é a soma de todas as cores. Transmite paz, limpeza e é ecologicamente correta por não reter calor e disseminar mais facilmente a luz. O branco invadiu as passarelas e a indústria automobilística, e agora se tornou a grande tendência também para a decoração. Seja em sua totalidade ou quebrado por alguns detalhes, deu branco na decoração atual!

Além de conceder uma sensação de amplitude ao ambiente, o branco torna os locais mais frescos. Porém, é preciso saber usar a cor para evitar que a casa transmita frieza e falta de aconchego. Destacamos algumas dicas que vão te ajudar a decorar no estilo all white sem deixar sua casa com “cara de hospital”. Vamos conferir?

Quebre a monotonia

Se você ama branco e já imagina o ambiente todo nesta cor, tudo bem – esta afinal é a proposta central da decoração all white. Mas, para harmonizar o espaço e romper com a frieza, é necessário quebrar um pouco a monotonia da cor com algum detalhe. Pense bem o que merece destaque e coloque uma corzinha ali. Pode ser um lustre vintage, um móvel em cor vibrante, um vaso de flor ou uma planta mais chamativa.

50 tons de… branco?

Mesmo optando por uma decoração toda em branco, dá para variar entre as tonalidades da cor. Um branco mais amarelado – conhecido como off white – dá uma sensação de aconchego. Já um branco com um fundo ligeiramente azul inspira tranquilidade e pode ser uma ótima pedida para usar nos quartos. Pintar o teto de outro tom de branco também é uma opção para diversificar sem fugir da proposta.

Adicione texturas

Branco total pode deixar a casa um pouco fria, tanto no sentido figurado como no real por reter menos calor. Adicione texturas ao local, abusando de tapetes macios e espalhando almofadas.

Amplie o ambiente

Se o que você busca é dar uma sensação de amplitude ao ambiente, realmente o branco é a cor certa. Você pode potencializar este efeito colocando espelhos nas paredes. Além de ficar lindo, estes artigos deixam os espaços maiores.

Misture elementos étnicos

Quem disse que a decoração toda em branco precisa ser minimalista? Misture elementos étnicos e crie ambientes temáticos, como uma sala com motivos marroquinos ou um quarto indiano. O efeito é chique e atualizado.

Se a sua ideia é apostar no all white para uma casa de praia, é interessante que a decoração  puxe para um estilo mediterrâneo ou apresente detalhes de azulejo português nas paredes.

Pinte até o chão

A paixão pelo branco não fica só nas paredes e nos móveis. O que fazer? Pinte o chão também! Existem tintas específicas para este fim, geralmente feitas com resina. Só não se esqueça do ponto negativo disso tudo: o branco destaca a sujeira. Se resolver pintar o chão de branco, redobre a atenção com a limpeza.

Comece aos poucos

Decoração é algo que vai se construindo aos poucos. O ritmo lento se justifica pelo fato de ter muito do olhar do dono da casa, que garimpa uma peça aqui, outra ali. É preciso dar personalidade à casa. Uma decoração toda branca tem tantos admiradores quanto seu oposto – muita gente torce o nariz para os exageros. Se existem dúvidas quanto ao resultado, o ideal é começar por um ambiente menor e conferir o resultado com os próprios olhos. Um escritório ou cozinha podem ser o início de tudo.

E você, é um fã do estilo ou é é daqueles que não acham a ideia muito interessante? Gostou das nossas dicas para investir no all white sem cair no exagero? Deixe seu comentário!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria