Decoração: 5 dicas para fazer sua casa parecer maior

1
1338

Decoração 5 dicas para fazer sua casa parecer maior

Os apartamentos estão cada vez menores. Arquitetos, designs e decoradores precisam usar a imaginação e quebrar a cabeça para transformar pequenos espaços em moradias confortáveis.

Se você pretende fazer uma reforma rápida ou apenas dar uma mudada no visual do seu apê, fazendo-o parecer maior, então esse post de hoje é para você.

Nele listamos 5 dicas infalíveis e formas inusitadas de decorar a casa fazendo-a parecer bem maior do que realmente é. Quer saber como? Confira!

1. Faça uso de espelhos

Decorar a casa com espelho é peça chave para quem deseja ver o seu lar doce lar ganhar ares de mansão. Os espelhos dão a sensação de amplitude, trazem ao ambiente um clima de requinte, conforto e sofisticação e caem bem em qualquer que seja o estilo da decoração.

Mas, como todo truque, ele deve ser usado com moderação. Escolha pontos estratégicos para colocar os espelhos e tire o melhor partido do efeito de amplitude que eles proporcionam. Colocar em apenas uma parede inteira é uma boa opção para dar a impressão de que o ambiente tem o dobro do tamanho.

2. Não exagere nas dimensões

Tudo bem que as lojas estão sempre lotadas de várias opções e modelos de móveis. Mas você não precisa fazer o mesmo na sua casa, não é? Por isso se você quer que todos pensem que o seu cantinho tem uma área maior do que a que ele realmente tem, o conselho é: mais é menos.

Essa é a tendência da decoração minimalista, que prega que uma ambientação requintada e sofisticada dispensa excessos. Siga essa linha de raciocínio!

Prefira mobília nas tonalidades branca e preta, que são a marca registrada da decoração minimalista. Compre móveis proporcionais: nem grandes, nem pequenos demais.

3. Cuidado ao escolher a cor das paredes

É bem verdade que cores fortes na decoração podem imprimir um toque de personalidade e ousadia ao ambiente. Mas se o objetivo é fazer sua casa parecer maior é bom não abusar das cores fortes.

Cores vibrantes marcam muito e ao invés de sugerirem magnitude podem ter o efeito inverso, e mostrar ainda mais o quão pequeno é o ambiente.

Se quer mesmo usar uma cor, saiba que o preto e tonalidades cinza podem te ajudar, e muito. Usar a cor preta na decoração, principalmente nas paredes de fundo, dão uma noção de profundidade. Mas se a ideia é passar a impressão que o ambiente é mais largo, as tintas escuras devem ser usadas nas paredes laterais.

Decoração 5 dicas para fazer sua casa parecer maior (2)

4. Capriche na iluminação

Qualquer pessoa que se interessa um pouquinho mais sobre decoração, descobre fácil, fácil que a iluminação é um item fundamental. E para causar impacto de magnitude, uma boa iluminação é mesmo indispensável.

Utilize balizadores: por serem embutidos eles não ocupam espaço e trazem charme e elegância ao ambiente, tornando-o acolhedor e aconchegante.

5. Dê preferência às listras

Se você acha um luxo utilizar papel de parede na decoração, não se esqueça de conjugar esse seu anseio a dicas para dar a sensação de amplitude. E nisso as listras são imbatíveis, principalmente as horizontais: papéis de parede com listras nesse sentido aumentam o pé de direito. Por isso, não se apresse. Olhe os catálogos de papel de parede com toda a atenção e escolha listras lindas e modernas para valorizar o seu espaço.

Já deu para perceber que decorar sua casa fazendo-a parecer maior é mais uma questão de caprichar em pequenos detalhes que qualquer outra coisa, não é mesmo?

E você, gostou de nossas dicas? Está seguro de como dar uma boa renovada na sua casa para fazê-la parecer maior? Pois, então, não deixe de conferir também o nosso post com dicas para fazer o pé-direito da casa parecer maior. Nele você vai encontrar dicas imperdíveis que vão te ajudar nessa empreitada de causar a sensação que o seu pequeno apartamento é praticamente uma mansão. Uma boa leitura e até o próximo post!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.