Cuidado: problemas que devem ser vistos antes da reforma

0
1003

Ano novo, casa nova. Janeiro está chegando e muita gente aproveita o período de férias para promover aquela tão esperada e sonhada reforma.

Mas, antes de colocar a mão na massa, alguns aspectos da casa devem ser observados para que a reforma não encubra nenhum dano. Afinal, enquanto alguns problemas são fáceis de identificar – rachaduras nas paredes, por exemplo – outros podem não estar visíveis e futuramente comprometer toda a obra.

Quer saber mais? Veja quais problemas devem ser vistos antes da reforma.

Mofo

Muito mais que má aparência, o mofo pode deixar o espaço com um odor desagradável e ainda estimular o aparecimento de doenças respiratórias e alérgicas. Se você sofre com esse problema em casa, aproveite para se livrar da praga antes de iniciar a obra.

Uma dica caseira é borrifar a área afetada com vinagre ou algum produto antimofo, além de deixar o espaço arejar. Ah, e na reforma lembre-se de usar impermeabilizante para não sofrer mais com o problema.

Infiltração

Infiltrações são bastante comuns e podem se manifestar de diferentes maneiras: próximas do chão, quando a água se infiltra de modo ascendente e deixa manchas escuras nas paredes; ou no teto, quando ocorre por falhas no telhado ou por problemas de impermeabilização da laje.

Independentemente do local, não adianta apenas maquiar o problema na reforma – as infiltrações surgirão novamente e todo o trabalho será em vão. Portanto, identifique os pontos danificados e impermeabilize a casa corretamente durante a obra.

Instalações hidráulicas

Verifique as instalações hidráulicas. Caso identifique algum problema, como vazamentos, faça o devido reparo antes de iniciar qualquer obra.

Se os tubos e conexões do local estiverem velhos ou danificados, aproveite também para substituí-los por produtos novos e de qualidade. Muito melhor aproveitar a reforma do que ter que encarar um futuro quebra-quebra em um piso novo ou em uma parede recém-pintada, certo?

Instalações elétricas

Assim como a parte hidráulica, as instalações elétricas devem ser alvo de atenção antes de qualquer obra. A maioria dos cabos e fios não fica aparente e, se não estiver em boas condições, pode acarretar problemas como quedas de energia, choques elétricos, sobrecarga, curto-circuito e até mesmo incêndios.

Aproveite então que vai reformar a casa e contrate um bom eletricista para fazer a revisão de toda a parte elétrica, antes de fechar paredes e pisos.

Trincas e rachaduras

Fique atento a trincas e rachaduras nas paredes. Muitas vezes esses problemas são apenas superficiais, mas infelizmente também podem ser o indício de um algum dano mais grave que pode até comprometer a estrutura da casa.

Portanto, não tente esconder o problema com tinta ou massa. Procure um profissional para identificar a causa da fissura e faça os consertos e ajustes necessários.

Estrutura da casa

Por fim, nem pense em demolir paredes, construir um novo andar, mudar portas ou janelas de lugar ou fazer qualquer alteração na estrutura da casa sem consultar um engenheiro ou arquiteto.

Somente um profissional habilitado pode dizer com segurança as modificações que podem ser realizadas sem comprometer a estrutura da casa e, principalmente, a sua segurança.

Agora que você já sabe os problemas que podem estar escondidos na sua casa, aproveite para se livrar deles. Visite a Casa Show e conte com a ajuda de nossos especialistas nessa tarefa!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria