Cuba e pia para banheiro: qual é a diferença entre elas?

1
6197

Na hora de montar uma casa, todos os detalhes são importantes, desde a escolha de materiais e acabamentos até a seleção de móveis e objetos de decoração. É importante pensar na sua casa como um todo, fazendo escolhas que vão combinar entre si e gerar um conjunto elegante, harmônico e muito agradável. E aí, não dá para esquecer dos banheiros e lavabos — é preciso escolher entre cuba e pia, observando todas as características e diferenças dos dois.

Preparamos um material super completo sobre o assunto. Depois disso, vai ficar fácil escolher a opção ideal para os seus banheiros e lavabos, dentro das últimas tendências do mercado e com a sua cara!

Qual a diferença entre cuba e pia?

Existe uma diferença muito importante entre as definições de cuba e pia. As pias são usadas há mais tempo e por isso têm um aspecto mais tradicional e conservador. São aquelas opções onde a peça é inteiriça, geralmente de louça.

Já as cubas costumam ter propostas mais ousadas e inovadoras e acabam funcionando, também, como objetos de decoração. Ficam lindas em lavabos charmosos e cheios de personalidade. Elas podem ser apoiadas na bancada. São aqueles modelos que ficam totalmente por cima, se projetando externamente, ou sobrepostas, quando existe um encaixe e o bojo fica parte dentro da bancada e parte fora. Existem também as opções embutidas em que todo o bojo fica acoplado a um móvel de bancada.

Como escolher o modelo ideal?

A escolha do modelo ideal deve levar em conta os usos e necessidades dos moradores da casa. Um lavabo que vai ser utilizado por convidados e amigos em eventos, por exemplo, merece uma opção que seja mais sofisticada e impactante.

Para o dia a dia, é preciso pensar no conforto, escolhendo o modelo bem prático e resistente, que vá durar muito, mesmo com a utilização diária. Para esses casos é sempre bom pensar em uma cuba com bojo profundo e cuidar da escolha e do posicionamento da torneira, evitando que a água se espalhe por toda a bancada.

Considere também qual tipo de bancada que deseja. Esse detalhe fará toda a diferença na escolha, pois há as cubas de sobrepor, de embutir, de semi-encaixe e de apoio e cada uma delas tem um efeito diferente na bancada.

O que tem de novo no mercado?

As marcas responsáveis pela criação de novos modelos têm trabalhado bastante para surpreender o público e a cada dia vemos no mercado novas opções, com design contemporâneo, inovador e refinado.

Algumas cubas disponíveis são tão bonitas e bem trabalhadas que acabam sendo o ponto principal do banheiro ou lavabo, atraindo toda a atenção e ditando como deve ser pensada o resto da decoração do cômodo, a partir das inspirações que o objeto traz.

Além disso, os avanços tecnológicos têm permitido produtos cada vez mais ergonômicos e funcionais, tornando o seu uso ainda melhor.

Quais os melhores materiais?

Os materiais mais tradicionais para o desenvolvimento de bancadas para as cubas são o mármore e o granito – sempre clássicos, elegantes e fáceis de combinar.

Entretanto, a cada dia encontramos novidades no mercado, que permitem aos mais ousados muitas possibilidades. Podemos pensar no acrílico, a pedra calcária, ou uma mistura de pó de mármore com vidro, entre muitos outros. Na hora de escolher é importante pesquisar bastante, conversar com profissionais especializados e comparar as vantagens de cada um.

Com todas essas informações, ficou bem mais fácil escolher entre cuba e pia e decidir o modelo ideal para as suas necessidades, não é mesmo?

É importante considerar qual a rotina da casa, quem são os moradores para tomar as decisões mais acertadas — e, assim, aproveitar os produtos e escolhas por muito tempo.

Não deixe de compartilhar conosco as suas impressões sobre o assunto e o que você avaliou na hora de escolher entre cuba e pia! Poste nos comentários como fez a sua opção e se ela tem funcionado bem.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.