Cromoterapia: técnica para energizar o ambiente usando as cores

2
1913

A Cromoterapia é uma técnica que utiliza a energia das cores para estabelecer o equilíbrio e a harmonia entre a mente e o corpo. Nessa terapia, cada cor tem sua função específica, atuando sobre as emoções e sobre determinadas áreas do corpo.

Sendo assim, quando utilizadas nos ambientes e nos momentos certos, as cores provocam um impacto importante, capaz de restabelecer e energizar sentimentos e áreas bloqueadas do organismo ou que estão em desequilíbrio.

Com essa terapia é possível tratar desordens emocionais como, por exemplo, estresse, depressão, entre outras doenças físicas e mentais.

Quer saber mais sobre a Cromoterapia? Confira neste post!

Como é o método da Cromoterapia?

A Cromoterapia se baseia, basicamente, nas sete cores do arco-íris: azul, amarelo, índigo (ou anil), laranja, violeta, verde e vermelho, além do rosa.

Cada cor possui uma vibração específica e, à medida que as cores se espalham pelo ambiente, atuam beneficiando a mente e o corpo e provocam efeitos curativos, quando aplicadas nos ambientes corretos — como, por exemplo, em quartos, espaços que requerem uma energia tranquila para o descanso — bem como em momentos adequados.

Como usar as cores nos ambientes?

Se o seu objetivo é pintar ou reformar a sua casa adotando a Cromoterapia — aplicando as cores nos ambiente — você deve, em primeiro lugar, conhecer o significado das cores e o local em que cada uma delas pode ter mais eficácia:

  • Azul – O azul é a cor mais indicada para os quartos, pois traz paciência e serenidade para os momentos de descanso, nos quais precisamos relaxar o máximo possível.
  • Amarelo – É uma cor que age sobre o raciocínio, afastando pensamentos ruins e obsessivos. Ideal para ambientes de estudo, que requerem mais concentração e foco.
  • Índigo – Essa cor age sobre a intuição, além de equilibrar as energias e contribuir para a purificação dos ambientes.
  • Laranja – É uma cor regeneradora, que ajuda na recuperação das emoções. Conhecida como a cor da coragem e da melhora.
  • Violeta ou lilás – É uma cor considerada mística, que ajuda pessoas desquilibradas emocionalmente e descrentes. Em casa, ela ajuda a liberar as más vibrações de determinados ambientes.
  • Verde – Cor conhecida como sendo um verdadeiro calmante, pois traz equilíbrio físico e emocional. Uma cor considerada capaz de beneficiar qualquer condição física negativa, trazendo equilíbrio.
  • Vermelho – É uma cor estimulante, que age afastando o desânimo e a depressão. Considerada a cor da paixão e ligada à sexualidade. Evite pintar os quartos de vermelho, pois agita e tende a tirar o sono.
  • Rosa – Considerada a cor do afeto e da união. Utilizada para melhorar os relacionamentos pessoais e profissionais. Ideal para ambientes de trabalho.

Hoje em dia, hospitais do mundo inteiro utilizam a Cromoterapia em berçários de crianças  prematuras, com o uso da luz ultravioleta. Além disso, essa técnica é reconhecida desde 1976 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia complementar, muito eficaz em diversos tratamentos.

Se você está pensando em reformar ou pintar sua casa, que tal usar a Cromoterapia e, dessa forma, trazer boas energias para o seu lar? Aproveite nossas dicas e aplique as cores ideais para trazer mais paz e harmonia à sua casa!

Quer outras sugestões interessantes? Assine nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos relevantes como esse!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.