Corrosão de metais e ferrugem: identifique e resolva o problema

0
1221

Você já deve ter observado, em casa, algum metal sofrendo oxidação e o consequente aparecimento da indesejável ferrugem. O processo é resultado de uma reação química, da combinação entre ferro e água e pode acontecer em qualquer superfície de ferro e metal, como acessórios, portões, ferramentas, automóveis e vasilhames.

O principal vilão da corrosão é a umidade e, muitas vezes, o problema no metal é tão severo que pode comprometer toda a estrutura do material que precisa ser descartado.

Mas, não precisa ser assim. É possível tratar e proteger os metais por meio de alguns procedimentos. Quer saber como? Veja como identificar os níveis de corrosão e resolver o problema.

Graus de corrosão

1 – O primeiro alerta de corrosão é a perda do brilho no metal. Nessa fase, o problema pode ser facilmente resolvido com limpeza e aplicação de lubrificantes e desengripantes. Esse cuidado vai evitar que a oxidação progrida e se agrave.

2 – Se o metal apresenta descamamento e aquela típica cor marrom-alaranjada da ferrugem, a corrosão aconteceu e precisa ser tratada. Nesses casos, use um removedor de ferrugem até que todos os sinais de oxidação sejam eliminados. Depois, aplique um produto anticorrosivo para evitar que o problema volte.

3 – Lembre-se que a corrosão pode comprometer toda a estrutura metálica. Por isso, se observar que o metal apresenta danos estruturais, como frestas ou outros defeitos visíveis, a corrosão pode estar em um estágio avançado. Nesses casos, o material deve ser avaliado por um profissional, que vai indicar o tratamento adequado ou até mesmo a substituição dos metais.

Veja passo a passo como se livrar do problema

Raspagem

Faça a raspagem do local com uma escova de arame, pressionando-a sobre a área enferrujada, até que o excesso de ferrugem seja eliminado. Nesse processo, é possível que reste alguma ferrugem em fendas menores, mas não se preocupe: esses resíduos devem ser eliminados nas etapas posteriores.

Lixar

Após a raspagem, passe spray antioxidante na área enferrujada, esfregando depois o local com uma lixa especial para metais, com movimentos fortes e circulares.

Limpeza

Com um pano macio e limpo, higienize toda a superfície da área, retirando qualquer vestígio de pó. Essa etapa é fundamental para o bom acabamento da restauração da área enferrujada. Vale ressaltar que o pano deve estar seco, ok?

Polimento

Passe novamente o spray antioxidante na superfície, dessa vez utilizando uma palha de aço fina para espalhar o produto com movimentos circulares. Depois, limpe a área inteira com um pano seco e adeus ferrugem!

Ah, e atenção: a palha de aço não tem nada a ver com as esponjas de aço usadas para lavar louça, certo?

Dica Show

Melhor que tratar a ferrugem, é evitar que ela apareça. Para isso, é recomendado o tratamento anticorrosivo nos metais ferrosos.

O tratamento, que deve ser feito antes da pintura ou do revestimento, protege a superfície metálica e pode ser feito de várias maneiras. Uma das mais comuns em ambientes domésticos é a pintura anticorrosiva feita com produtos antiferrugem.

Viu como é possível recuperar metais enferrujados? Passe na Casa Show e conte com a ajuda dos nossos especialistas para evitar o problema!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria