Cores de tintas: entenda as diferenças entre tintas fosca, acetinada e semibrilho

0
3097

Está pensando em reformar sua casa ou apartamento, mas se deparou com uma diversidade de tintas no mercado? Saiba que é preciso mais do que escolher a cor da tinta para garantir um resultado satisfatório! Seja ela acrílica ou látex, é bom estar atento a outros elementos além da cor para selecionar o melhor tipo de tinta para cada ambiente: um deles é o tipo de acabamento.

Os acabamentos do tipo fosco, acetinado e semibrilho são os mais utilizados. Todos os tipos têm prós e contras e é preciso conhecê-los para fazer a escolha certa. Quer saber quais são as diferenças entre as tintas fosca, acetinada e semibrilho e suas aplicações e efeitos na parede? Então, acompanhe o nosso post!

Afinal, quais as diferenças das tintas fosca, acetinada e semibrilho?

Acabamento fosco

As tintas com acabamento fosco costumam ser as de menor custo no mercado. É uma tinta sem brilho, ou seja, que reflete menos luz, e de aparência mais uniforme, pois possui uma menor quantidade de polímeros (ou emulsão) que as tintas com outros tipos de acabamento.

Esse é um tipo de tinta recomendado para se utilizar nas paredes e no teto, principalmente os tons mais escuros, pois garantem ao ambiente um ar de sofisticação.

A grande vantagem da tinta fosca é que ela cobre superfícies com imperfeições com maior facilidade, sem precisar da ajuda de um pintor profissional. Com ela, é possível fazer retoques sem deixar marcas de demão na parede.

Vale ressaltar, porém, que essa não é uma tinta fácil de limpar e, por isso, costuma facilitar a proliferação de fungos.

Acabamento acetinado

As tintas com acabamento acetinado possuem um pouco de brilho, o que destaca mais as imperfeições da superfície pintada. A grande vantagem delas é a facilidade na hora da limpeza: um pano úmido basta para deixar a parede limpa, sem causar manchas. Por conta disso, elas têm uma resistência maior à criação de algas e mofos.

Essa tinta é indicada para uso nas paredes, tetos, portas e rodapés, e fica melhor se utilizada em tons claros. Na parede, elas adquirem uma aparência de “toque de seda”, o que traz uma sensação de aconchego ao ambiente.

Acabamento semibrilho

As tintas com acabamento semibrilhoso são as mais resistentes às lavagens e aos efeitos do tempo. Por serem as que refletem mais luz, ou seja, com a maior quantidade de emulsão dentre os três tipos, é também a que realça mais as imperfeições na superfície aplicada.

Por essa razão, ela é mais indicada para a cobertura de portas, batentes e janelas, nas áreas internas ou externas da casa. Assim como as acetinadas, as tintas semibrilho possuem uma maior resistência à criação de micro-organismos.

Você viu que escolher as tintas e as cores para pintar os cômodos e as áreas externas de uma casa ou apartamento nem sempre é fácil, não é mesmo?

Mas agora que você sabe mais sobre as diferenças das tintas fosca, acetinada e semibrilho, já pode decidir qual melhor atende suas necessidades e escolher aquela que combina mais com o seu ambiente e sua decoração. Mãos à obra!

Gostou de conhecer esses tipos de tintas? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais novidades como essa!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria