Como usar a cor preta na decoração da casa

0
1536

No universo do design de interiores, a cor preta normalmente está relacionada a uma noção de respeito e sobriedade, certo? O problema é que, se for usado da forma indevida, esse mesmo tom pode transmitir a ideia de medo e solidão, deixando o ambiente muito fechado e triste. A boa notícia é que, quando usada na justa medida, essa cor pode agregar um ar super moderno, elegante e cheio de personalidade aos espaços. Isso mesmo! O preto traz toques de luxo, modernidade e sofisticação. Mas para não errar a mão e atravessar a linha tênue que separa uma boa escolha de uma decisão nem tão bacana assim, é bom tomar alguns cuidados. Pronto para virar um expert no uso do preto na decoração? Então acompanhe:

Use com bastante moderação

Antes de mais nada é preciso entender que, no design de interiores, o uso do preto não funciona como no mundo da moda, em que a maioria das combinações cai bem. O famoso pretinho básico na decoração não é tão básico assim! Por isso, as combinações devem ser feitas com cautela e a utilização deve ser moderada.

Aposte em móveis pretos

Uma boa forma de usar o preto nas decorações residenciais é inserir peças da cor na mobília. Nesse caso, ótimas opções são pufes, cadeiras, mesinhas de canto e aparadores. Em escritórios e home theaters, uma ideia interessante é investir em prateleiras, escrivaninhas e painéis no tom. Apenas evite o preto em ambientes de descanso, como o quarto, por exemplo, onde é melhor optar por cores claras e suaves, que transmitam a tranquilidade necessária para momentos de relaxamento.

Invista na tendência da parede lousa

Os chalkboards, também conhecidos como lousas, fazem parte das tendências de decoração que vieram para ficar. Se sua casa ou seu apê é mais moderno e arrojado, essa pode ser uma excelente alternativa. Pintada com tinta especial, a parede passa a funcionar como um mural interativo, uma espécie de quadro-negro para anotar recados, escrever mensagens inspiradoras, desenhar, colocar o cardápio da semana e por aí vai. Não parece divertido?

Opte por estampas com detalhes pretos

Não sabe como usar o preto na decoração e mal consegue imaginar paredes ou elementos maiores inteiramente nessa cor? Pois então comece ousando aos poucos, investindo em estampas com detalhes em preto. Uma colcha zebrada, um quadro com motivos abstratos, uma galeria de fotografias em preto e branco ou uma capa de almofada com arabescos já cumprem bem o papel de inserir o preto na décor com sutileza.

Inclua pontos de luminosidade

Para que o ambiente não fique muito sobrecarregado visualmente, é importante que a cor preta divida o espaço com tonalidades mais luminosas e vibrantes, como o amarelo e o branco, por exemplo. Tons como magenta, violeta e turquesa também combinam bem com o preto, desde que compostos de uma maneira harmoniosa, em detalhes como vasos, flores, capas de almofada, tapetes e assim por diante. E para arrematar a décor, capriche também na iluminação do cômodo! Para tanto você pode usar lâmpadas dicroicas, pendentes, arandelas, luminárias, abajures ou o tipo de acessório iluminador que ficar melhor na composição do espaço. Não há regras quanto a isso, o ambiente só não pode ficar excessivamente escuro, ok?

E aí, gostou das nossas dicas de como usar preto na decoração? Pronto para apostar nessa ousadia mais que bem-vinda? Comente e compartilhe suas opiniões conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria