Conheça os diferentes tipos de luminárias para encantar sua casa

0
1689

Vamos começar direto ao ponto: a iluminação é uma das etapas mais importantes de um projeto de arquitetura. Mesmo que ela seja jogada ao segundo plano muitas vezes, é através dela que conseguimos valorizar os outros elementos e criar um conjunto decoração harmônico de acordo com o seu estilo. Chegou a hora de pensar nas luzes? Então continue a leitura pois vem dica boa por aí!

Para que a iluminação cumpra seu papel de destaque, é necessário dedicar certo tempo para escolher os locais e os tipos de luminárias que irão compor os ambientes. Existem as de teto, de mesa e as de piso, mas antes de escolher a forma, você deve decidir qual o tipo de iluminação que será melhor: luz direta ou indireta.

A primeira é explicada pelo próprio nome. A luz incide direto no plano desejado. Ideal para cantos de leitura ou de trabalho, a luz direta também é utilizada para focar e destacar objetos de decoração. Evite usá-la sobre superfícies espelhadas ou brilhantes para não criar pontos cansativos e que machuquem os olhos.

Por outro lado a luz indireta é mais uniforme e não direcionada, sendo suave e difusa. O foco de luz só aparece através da sua reflexão nas superfícies, proporcionando ambientes confortáveis.

Bem, agora que você já conhece as formas de luz que pode escolher para a sua decoração, vamos para os tipos de luminárias.

Luminárias de luz direta

De pé ou de mesa

Boas auxiliares de leitura, as luzes de pé podem ser usadas como objeto de decoração. Das mais simples às com design mais trabalhado, todas são ótimas para preencher espaços de forma bela e funcional.

Luminárias embutidas

Se você tem gesso no teto ou pé direito baixo, optar por luminárias embutidas será uma boa escolha. Aproveite o foco concentrado de luz que elas geram para valorizar elementos decorativos como quadros ou peças artísticas.

Luminárias pendentes

A iluminação pendente é muito utilizada sobre mesas ou bancadas em conjunto com utras formas de iluminação. Como elas chamam bastante atenção, escolha um modelo que esteja de acordo com a decoração do local e distribua de forma proporcional as outras luzes necessárias para chegar a iluminação ideal.

Luminárias de luz indireta

Arandelas

Crie um clima aconchegante com luminárias penduradas na parede, as arandelas. É possível escolher para qual direção a luz difusa será canalizada.

Plafons

O nome parece complicado, mas os Plafons são simples caixas de luz. Possuem diversas cores e tamanhos e são instalados no teto. Você pode aplicá-los em banheiros ou salas, deixando os cantinhos muito charmosos e suaves.

Lustres

Apesar do lustre ser uma luminária pendente, a forma como a luz é projetada através dele é difusa, em função de seus diversos detalhes, criando a sensação de luz indireta. Se você quer criar um ambiente encantador e sofisticado, não tenha medo de arriscar. A sua mesa de jantar vai ficar esplêndida com um lustre no centro.

E aí, pronto para escolher os tipos de luminárias ideais para cada espaço da sua casa? Esperamos que as dicas tenham ajudado. Que tal receber conteúdos exclusivos no seu e-mail? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades de decoração.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria