Conheça o estilo kitsch de decoração

0
1413

Imagine uma composição decorativa que desafie todas as regras. Agora pense em ambientes cheios de personalidade. Estamos falando do estilo Kitsch de decoração. Não faz a mínima ideia do que viria a ser este estilo e sua influência para decorar ambientes?

Continue a acompanhar nosso artigo e conheça mais sobre esta proposta interessante e controversa de decoração que pode transformar completamente um espaço!

Estilo Kitsch: afinal de contas, o que é?

“Kitsch” é uma palavra de  origem alemã, usada para designar uma estética no mínimo controversa. O Kitsch, durante muito tempo, foi considerado como sinônimo de objetos baratos, vulgares e de mau gosto que, em uma tentativa frustrada, visavam copiar referências da cultura erudita. No entanto, esta ideia mudou ao longo do tempo, e é uma proposta adotada por inúmeras pessoas que não têm medo de ousar.

O sentimento e a arte por trás do Kitsch

Este estilo apesar de ter origem em uma cultura mais de massa, está sempre associado à profundidade, ao sentimento, à emoção e à arte. Estas qualidades não tendem a ser explicitas, até porque as características positivas do Kitsch costumam se expressar muito através dos objetos e derivam das combinações que as próprias pessoas estabelecem.

O Kitsch nas decorações modernas

O estilo Kitsch é inovador e moderno porém, não é uma unanimidade entre as pessoas. Na verdade, é impossível ficar indiferente a este estilo de décor: ou se ama ou se odeia o Kitsch. Ele segue uma linha mais irreverente e totalmente contrária ao minimalismo. Em síntese, no Kitsch, menos definitivamente não é mais!

O estilo Kitsch é polêmico, já que faltam limites na sua composição. Além disso, esta permite que tudo (literalmente tudo) seja misturado em um mesmo projeto de decoração, não havendo distinção entre artigos belos e feios, bons ou ruins, coloridos ou neutros, clássicos ou populares.

Kitsch: extremos e excessos

No estilo Kitsch, parece não haver limites. Vale apostar em mais e mais. Mais móveis, mais cores, mais acessórios, mais decoração, mais tudo! Sem regras, sem padrões e sem medo de errar, o estilo Kitsch é um misto de originalidade e ousadia. É importante ressaltar que para investir neste tipo de decoração é necessário ter uma personalidade arrojada, despojada e, especialmente, corajosa.

Dicas extras para decorar no estilo Kitsch

O segredo máximo para decorar usando o estilo Kitsch é apostar em peças de épocas distintas e misturar referências diferentes em um único espaço. Outras dicas para aproveitar a proposta Kitsch da melhor maneira possível você confere a seguir:

– Para compor ambientes ricos, aposte nos  pormenores. Na decoração Kitsch, as miudezas são extremamente importantes;

– Lembre-se que o estilo Kitsch não é para qualquer um! Assim como quem veste um look exótico precisa sustentá-lo, é preciso ter ousadia e coragem para sustentar a decoração Kitsch;

– Use fotografias e outras referências pessoais para tornar a decoração mais aconchegante, marcada por histórias e memórias;

– Abuse das antiguidades. As peças de brechó são ótimas pedidas neste sentido!

– Use mais a criatividade do que dinheiro. Isso também é ser Kitsch;

– Para decorar no estilo Kitsch, não abra mão de usar elementos divertidos e coloridos. Esta estratégia agrega um ar pop ao ambiente.

E você, o que pensa deste estilo de decoração? A proposta controversa e ousada te agrada ou você prefere ambientes mais simples, clássicos e minimalistas? Não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários abaixo. Continue ligado no nosso blog e até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria