Confira algumas ideias criativas para decorar a festa de Carnaval em casa.

0
1278

Quem disse que precisa ir ao sambódromo para curtir o carnaval? Também não é necessário sair correndo atrás do trio para se sentir incluído na festa, muito menos se sentir obrigado a aproveitar o feriado nos tradicionais blocos de rua! Se você gosta de diversão, mas faz a linha mais caseira, que tal entrar na folia sem sequer sair da sua casinha? Já imaginou chamar os amigos e familiares para fazer uma micareta mais intimista, mas não menos divertida? Se essa é sua opção neste carnaval, não deixe de conferir nossas dicas de decoração para arrasar no baile! Então vamos lá?

Defina um tema

Para deixar a festa ainda mais divertida e criativa, defina um tema envolvente, que seja capaz de surpreender os convidados e, ao mesmo tempo, engajá-los na folia. Mande um convite determinando um estilo de fantasia e siga o mesmo conceito do código de vestimenta na decoração e no cardápio.

Os bailes de máscara são tradicionais e continuam em alta! Também vale apostar em uma festa brega, na temática do circo, da escola de samba, da micareta com abadá, do carnaval de Recife, da noite no cabaré ou no boteco e assim por diante. É só soltar sua imaginação, considerar o perfil dos convidados e avaliar as possibilidades decorativas antes de estipular o tema da sua festa. Aí é só se divertir!

Visite lojas de festa

Nessa época do ano, o melhor lugar para encontrar objetos e referências de carnaval são as lojas que vendem artigos de festa. Há muitos acessórios para decorar as paredes, elementos divertidos para pendurar no teto, além de utensílios descartáveis super coloridos, instrumentos para fazer bastante barulho, confetes, serpentinas, chapéus, máscaras e muitas outras coisas que vão deixar a sua casa totalmente preparada para a folia.

Monte uma cabine de fotos

Reserve um cantinho da sua casa para montar uma cabine de fotos. Isso vai servir de entretenimento e dar um charme a mais na decoração. Use araras, cabides e chapeleiros para colocar plumas, bigodes, chapéus e perucas para que os convidados registrem poses inusitadas. Aproveite para fazer plaquinhas com mensagens divertidas e tornar esse momento ainda mais especial.

Reaproveite elementos

O anfitrião da festa sempre acaba tendo gastos a mais, portanto, economize no que puder! Uma boa maneira de fazer isso é reaproveitar os elementos que você já tem em casa. Sendo assim, tire do baú as decorações de carnavais anteriores, recicle objetos, faça suas próprias máscaras e monte uma décor no perfeito estilo BBB: boa, bonita e barata!

Aposte nas cores

Carnaval é uma festa de cores, por isso, não tenha medo de ousar na mistura de tonalidades e estampas. Aposte em capas de almofada, tapetes, cortinas, louças, talheres e outros elementos coloridos. Na mesa, use toalhas e acessórios em tons vibrantes. Vale ressaltar que as comidinhas e guloseimas também devem ser coloridas, porque, além de fazerem parte do cardápio, elas também funcionam como parte da decoração.

Deixe espaço para circulação

Nos bailes de carnaval, os convidados devem ficar livres para pular e dançar à vontade. Isso significa que, independentemente do evento ser realizado na sua sala de estar, no quintal, na área gourmet ou no salão de festas do prédio, é importante que haja espaço livre suficiente para a diversão. Tire obstáculos do chão, não deixe aparadores e mesas no meio do caminho, não coloque as mesas muito juntas e garanta que todos entrem na folia por completo.

Por falar em deixar os convidados à vontade, procure promover um clima agradável e confortável, dando espaço também para o descanso entre uma marchinha e outra. Se o carnaval acontecer na área externa, por exemplo, coloque guarda-sóis bem coloridos para assegurar o conforto térmico da sua turma. Que tal colocar ali também um cooler com umas bebidinhas para refrescar de vez a cuca do pessoal?

E aí, animado para fazer uma baita festa de carnaval na sua casa? As marchinhas já estão na ponta da língua? Então corra para fazer a lista de convidados e começar a idealizar o seu baile carnavalesco o quanto antes! E não deixe de voltar aqui para nos contar como foi a folia, viu?

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria