Confira 5 dicas para escolher portas e janelas da sua casa

0
203

O que é preciso considerar na hora de escolher as portas e janelas para a sua casa? As esquadrias têm influência em importantes aspectos da sua residência. Eles vão desde a segurança do imóvel até o projeto de decoração.

Por isso, é importante que essa escolha ocorra com calma, de preferência ouvindo o parecer dos profissionais responsáveis pela construção ou reforma do seu imóvel. Neste post, separamos cinco dicas para ajudá-lo a acertar nesta definição. Confira.

1. Fique atento ao tamanho das aberturas

Um dos fatores a se pensar ao escolher o tamanho das aberturas é a funcionalidade. Imóveis onde vivem pessoas com necessidades especiais ou idosos, por exemplo, que carecem de mais espaço para mobilidade, podem demandar portas maiores.

Já quanto às janelas, o tamanho deve considerar também o espaço disponível nas paredes. Banheiros e áreas de passagem, como os corredores, costumam ter janelas menores.

2. Avalie a necessidade de cada cômodo

A posição e o modelo mais adequados das portas e janelas em um imóvel podem variar de acordo com o cômodo. Cada ambiente terá uma necessidade específica, que influencia na escolha das aberturas.

A iluminação ideal para a sala de estar pode ser diferente do dormitório, por exemplo. O primeiro pode receber o máximo possível de luz. Já o segundo, um cômodo de descanso, não demanda tanta luminosidade.

3. Considere o conforto térmico e acústico que elas proporcionam

As portas e janelas exercem forte influência no conforto de quem frequenta o imóvel. Seu tamanho, posição e material interferem diretamente no isolamento térmico e acústico dos ambientes.

Assim, seu imóvel está localizado em uma região barulhenta, considere instalar aberturas que proporcionem maior isolamento acústico, por exemplo.

4. Pense na manutenção que exigirão

Na hora de escolher as portas e janelas também é importante pensar na sua manutenção e limpeza. Alguns modelos podem exigir atenção constante para prolongar sua vida útil. Outros, são mais resistentes, e exigem muito pouca manutenção.

5. Conheça os materiais que podem ser utilizados

A dica anterior tem relação com a escolha dos materiais utilizados em suas portas e janelas. Esta escolha influencia não só a manutenção, mas o projeto de decoração como um todo. Veja alguns materiais comuns de se utilizar em esquadrias:

Alumínio

Com excelente relação custo-benefício, o alumínio está entre os materiais preferidos para portas e janelas. Embora deixe a desejar quanto ao isolamento térmico e acústico, tem grande durabilidade e é de fácil manutenção.

Madeira

Material versátil, a madeira pode garantir mais sofisticação ao imóvel. Mas também exigem mais cuidados com manutenção para evitar que se desgastem com o tempo.

Vidro

Com o vidro é possível aproveitar melhor a iluminação natural. O ambiente interno fica mais integrado com o exterior. Embora não exijam muita manutenção, deve ser utilizado com parcimônia, já que são mais frágeis que a madeira e o alumínio.

Estas são algumas dicas de como escolher as portas e janelas para o seu imóvel. Antes de se decidir, é recomendável buscar a orientação de profissionais que possam indicar os melhores modelos para o seu projeto.

E não se esqueça que na Casa Show você encontra uma grande variedade de portas e janelas para equipar o seu imóvel.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria