Confira 4 formas de reaproveitar pneus e decorar sua casa

0
1372

Para você, pneus só servem para fazer o carro andar e, quando ficam velhos, já não resta utilidade alguma para eles? Pois talvez seja melhor começar a vê-los com outros olhos, afinal, pneus antigos podem ser renovados e ganhar diferentes funcionalidades em casa, bastando, para isso, usar sua imaginação e gastar seus dotes manuais. Isso mesmo! Reaproveitar pneus pode ser um jeito original e sustentável de organizar e decorar a sua residência com muito estilo e personalidade. Mas se você ainda não consegue visualizar os pneus sendo usados fora do contexto do automobilismo, continue lendo o nosso artigo e confira ideias incríveis para tornar isso possível:

Pufes

Uma forma prática e funcional de reutilizar pneus é transformá-los em charmosos pufes. Você precisará de 2 pneus para cada pufe, cola de sapateiro, 2 círculos de MDF com cerca de 50 centímetros de diâmetro, uma média de 30 metros de corda, espuma, tecido com a estampa que desejar, além de porcas, parafusos e arruelas. Primeiramente, lave os pneus e os deixe secar. Feito isso, una os 2 pneus com o auxílio de uma furadeira, amarrando-os com arame ou os juntando com as porcas e os parafusos. Fixe o primeiro círculo de MDF no fundo da pilha de pneus. Quando a base estiver bem firme, passe cola gradualmente nos pneus e vá enrolando a corda em toda sua extensão, pelo lado de fora. Para finalizar, faça o assento móvel cortando espuma do tamanho do círculo e cobrindo com o tecido. O ideal é usar técnicas de costura para fazer o revestimento do assento.

Mesas de centro

Para fazer uma bela mesa de centro com pneus, a estratégia utilizada é parecida com a da confecção do pufe, mas, nesse caso, em vez de usar 2 pneus, basta utilizar 1. Se quiser um efeito rústico, enrole a base com corda, já se preferir um visual mais moderno e despojado, pinte o pneu com um tom vibrante. O tampo pode ser de madeira, de MDF ou até mesmo espelhado. Caso deseje uma mesinha mais prática, fixe pés no fundo. E pronto!

Canteiros

Tem uma área externa propícia para o cultivo de hortaliças? Então os pneus podem ser usados como vasos e canteiros. Pneus sobrepostos são úteis para plantar ervas e temperos, mas também podem ser usados para cultivar vegetais de maior porte, como batatas. Para isso, basta preencher a pilha de pneus com um composto pronto ou húmus. Pintar os pneus e fazer um mix de cores e tamanhos também são ótimas pedidas para ter um jardim ou uma horta com vasos bonitos e irreverentes.

Balanços

Uma opção clássica para o reaproveitamento de pneus é transformá-los em balanços. Lúdica e divertida, essa ideia agrada especialmente as crianças e deixa as áreas externas mais charmosas, principalmente quando há grandes árvores no quintal. E o melhor é que fazer um balanço de pneu é super simples, bastando escolher um galho bem resistente e, depois de lavar e secar o pneu, amarre-o firmemente ao galho. Use uma escada para tornar o serviço mais seguro! Vale ressaltar que essa ideia é bacanérrima, mas é preciso tomar um certo cuidado com a higienização dos pneus para evitar o acúmulo de água, evitando que o brinquedo não se torne foco de dengue. Para tanto, faça pequenos buraquinhos de escoamento no pneu e dê uma olhadinha de vez em quando para se certificar de que está tudo certo!

E então, gostou das nossas sugestões? Vai usar alguma dessas ideias eco-friendly na sua casa? Qual delas chamou mais sua atenção? Comente aqui e divida suas impressões conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria