Como utilizar o drywall na decoração?

0
1274

Como utilizar o drywall na decoração (2)

O drywall é um material constituído por perfis de aço galvanizado que podem ser aparafusados nas mais diversas superfícies e para os mais variados fins. Há muito tempo esse sistema já é bastante popular nos Estados Unidos e na Europa, mas nos últimos anos conquistou também um enorme espaço no mercado de construção civil brasileiro. E tamanho sucesso não é nada difícil de justificar, afinal, esse gesso acartonado proporciona um significativo avanço no que diz respeito a rapidez, praticidade, economia e sustentabilidade, especialmente se comparado ao tradicional processo de alvenaria. Como se não bastasse, o drywall ainda é um material extremamente versátil, apresentando inúmeras possibilidades decorativas que vão muito além de simples paredes. Quer saber como utilizar o drywall na decoração? Fique de olho:

Sancas

Uma das soluções decorativas mais interessantes para o drywall é usar o material nas sancas do forro. Para criar um efeito bonito e moderno, o ideal é acrescentar iluminação de LED à sanca. Essa opção é muito interessante para áreas de convivência, como a sala de estar e a sala de jantar. Vale lembrar que as sancas podem ser abertas, o forro de drywall pode ser tradicional ou você pode escolher o charmoso acabamento com roda-teto. Aí é pura questão de gosto pessoal. Já sabe o que prefere?

Painéis

Se você quiser agregar um charme a mais aos espaços, além de esconder fios e cabos, projete painéis em drywall para os cômodos da casa. Essa opção é super bacana para a sala de estar ou para qualquer que seja o espaço dedicado ao home theater. Os painéis de drywall podem ser pintados, mas também ficam incríveis com texturas ou papel de parede. Caso sua decoração tenha um estilo mais despojado ou siga a linha industrial, uma ótima pedida é investir no revestimento com granito cimentício.

Nichos

Em dormitórios, salas, escritórios e divisórias de ambientes, a decoração pode ficar ainda mais interessante com nichos, que podem ser usados para expor seus objetos preferidos — a exemplo de porta-retratos com fotos de momentos especiais, relógios, esculturas, vasos e souvenirs de viagens. Uma iluminação difusa ou indireta pode deixar o ambiente mais acolhedor, além de dar destaque aos objetos decorativos escolhidos com tanto carinho.

Como utilizar o drywall na decoração

Bancadas

Na cozinha e no banheiro, o drywall é indicado para a construção de bancadas e balcões. Nesse caso, para aumentar o potencial decorativo e melhorar a impermeabilização, o ideal é que as superfícies sejam revestidas com pastilhas de vidro. Assim o resultado estético fica muito interessante e a vida útil das bancadas e dos balcões é prolongada.

Divisórias

Outra utilidade decorativa do drywall é a construção de divisórias para os ambientes. Tais divisórias podem ter prateleiras, nichos, aberturas com vidros ou até mesmo visores circulares, permitindo que os espaços sejam separados e, ao mesmo tempo, integrados. Não parece ótimo?

Vale ressaltar que o melhor de tudo é que o drywall é um sistema que aceita diferentes acabamentos, indo desde uma simples pintura, passando pela adesivação, pelo papel de parede e pela colocação de pastilhas até chegar ao granito cimentício. Para completar, nunca é demais lembrar que esse material ainda é barato, fácil de instalar, durável e oferece um excelente isolamento térmico e acústico.

E se você gostou das nossas dicas de como utilizar o drywall na decoração e quiser aproveitar para saber mais sobre as vantagens do uso desse material, clique aqui! E não deixe de assinar nossa newsletter para ficar por dentro das novidades do universo da decoração e da construção!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria