Como usar ladrilho hidráulico na decoração

0
988

O ladrilho hidráulico, revestimento que surgiu no final do século passado no sul da Europa se espalhando rapidamente como tendência em todo o continente, voltou com tudo na decoração de interiores!

Pudera, ele garante um visual retrô, artesanal e colorido a qualquer ambiente, deixando o espaço muito mais aconchegante e ousado. E não é só isso: embora originalmente o ladrilho hidráulico seja um revestimento artesanal, o que onerava um pouco o custo, existem hoje no mercado alternativas que imitam com perfeição a peça, como porcelanatos.

Versátil, não existe uma regra única para se trabalhar com ladrilho hidráulico na decoração.  No entanto, como são peças coloridas e chamativas, é sempre recomendado bom senso e harmonização em sua aplicação.

Confira algumas ideias de como usar ladrilho hidráulico na decoração, deixando o seu ambiente muito mais charmoso e exclusivo!

Onde usar

A criatividade aqui é o limite! Podem ser aplicados tanto em pisos quanto em paredes, seja em áreas internas ou externas. Além disso, podem dar charme a qualquer cômodo, se encaixando bem em banheiros, cozinhas, salas, varandas.

Ladrilhos nos pisos

Se você quer utilizar os ladrilhos no piso, é indicado que o restante do mobiliário do ambiente seja neutro, ou pelo menos em uma cor predominante que converse com os desenhos do revestimento. Móveis em madeira, por exemplo, combinam perfeitamente com esse tipo de piso.

Uma dica aqui é também escolher uma parede para acompanhar o ladrilho do piso, principalmente se o ambiente for pequeno: a composição amplia o espaço, dando a sensação de continuidade.

Outra opção é desenhar um tapete com o ladrilho. Para isso, é só ter o cuidado de o material harmonizar com o restante do assoalho – entre madeira ou cimento queimado, por exemplo, uma faixa de ladrilho hidráulico deixa um resultado incrível. São ótimas opções também para rodapés.

Na parede

Nas paredes, é indicado o uso do ladrilho em uma única superfície, criando o efeito de mosaico e destacando ainda mais o ambiente. O ladrilho não precisa cobrir toda a parede, aliás – é possível usá-lo em meia parede, em harmonia com outro revestimento.

Fáceis de limpar, são ótimas opções inclusive para o revestimento de cozinhas e áreas de lazer.

Patchwork

Os ladrilhos podem ser assentados de maneira coordenada, seguindo o desenho do material, ou então como um mosaico, em uma composição que reúna tamanhos e padrões aleatórios, técnica que recebe o nome de patchwork. É um jeito diferente de dar cor e ainda mais vida ao espaço.

Para não errar na composição, antes de instalar os ladrilhos, coloque-os em cima do piso e faça a composição que achar ideal, numerando o verso de cada peça para não errar na hora do assentamento. Outra opção é fotografar as peças e fazer a montagem no computador.

Dica: apesar de se tratar de um revestimento resistente e duradouro, em algumas situações é importante que as peças sejam protegidas com impermeabilizantes, evitando assim manchas e desgastes, sobretudos nos pisos.

Gostou das dicas? Acompanhe nossos canais que vem muito mais por aí!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria