Como usar estantes na decoração?

0
1120

As estantes são elementos tão usuais que você talvez nem sequer tenha se dado conta de seu enorme potencial decorativo e organizacional. Práticas, acessíveis e super versáteis, essas peças tão indispensáveis na residência servem tanto para expor e guardar objetos como para dividir espaços com um charme todo especial. Se você quer saber como usar estantes na decoração, aliando bom gosto, estilo e funcionalidade, então continue lendo o nosso artigo e descubra já como dar um up no seu lar doce lar! Vamos lá?

Defina onde colocar

Como as estantes são mega versáteis, podem ser colocadas nos mais diferentes lugares, incluindo, claro, a tradicionalíssima sala, mas passeando também pelo quarto, pelo escritório, pelo cantinho da biblioteca e assim por diante. Isso sem contar que ainda podem ser simplesmente encostadas na parede, apoiando-se no chão, ser elevadas e pregadas mais no alto, liberando espaço na parte baixa do ambiente, fazer as vezes de aparador, virando a estante de lado e a recostando na parte de trás do sofá, açém de muitas outras possibilidades. De toda forma, o ideal é que sua cor e seu modelo dialoguem com com o estilo da decoração do restante do espaço. Além disso, se o cômodo for mais úmido, como a cozinha, o banheiro, o lavabo e a área de serviço, o material deve ter alta resistência à água —nesse caso, o MDF impermeabilizado é uma ótima pedida.

Escolha os objetos

Apesar de normalmente serem bastante resistentes, procure não colocar muitos itens sobre suas estantes, pois esse exagero pode não só sobrecarregar o visual, como as peças podem, uma hora ou outra, não suportar o peso. Mas ainda assim há uma série de possibilidades na hora de escolher quais objetos por na estante. As opções mais comuns são os livros, bibelôs, caixas decorativas, souvenirs, relógios, porta-retratos, pelúcias, vasos, miniaturas e até mesmo abajures — para facilitar sua decisão, confira este nosso outro artigo! Decida o que você quer expor e vá explorando as combinações possíveis!

Acerte no estilo

Em ambientes mais informais e descontraídos — como quartos de solteiros e dormitórios infantis, por exemplo —, as estantes coloridas são super bem-vindas. Já em cômodos clássicos e formais, é melhor apostar em estantes de cores neutras, a exemplo do preto, do branco, do bege e do cinza. Se a intenção for criar um efeito rústico e acolhedor, o ideal é, então, investir em estantes de madeira. Por fim, em ambientes no estilo clean, as estantes de vidro ficam lindas e sofisticadas.

Mantenha a organização

A estante pode tanto ser uma enorme aliada ou acabar se tornando uma espécie de vilã da organização, afinal de contas, não basta ter um móvel lindo e belos itens expostos se o ambiente vive bagunçado, não concorda? Então procure manter a estante limpa e crie o hábito de deixar seus nichos bem arrumadinhos. Assim, se tirar algo do lugar, coloque-o de volta na estante assim que terminar de usá-lo. Você vai ver como só esse cuidado já fará toda a diferença na beleza e na harmonia dos cômodos.

Combine com nichos e prateleiras

E não precisa se limitar somente às estantes, viu? O resultado fica maravilhoso quando os ambientes são decorados com estantes, nichos e prateleiras, o trio da organização prática. Com essa disposição, além de a composição ficar muito mais moderna, a otimização do espaço será elevada a um novo patamar. Então use e abuse de todos esses elementos a favor da sua décor!

E aí, gostou das nossas dicas? Pretende usar ou já usa estantes para decorar sua casa? Que tal aproveitar para aprender a instalar nichos e prateleiras com suas próprias mãos? Comente! E não se esqueça de assinar nossa newsletter para ficar por dentro de muitas outras dicas do universo da decoração!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria