Como usar cores escuras na decoração de casa

0
1770

As cores têm papel fundamental na decoração. No entanto, pelo receio de deixar o ambiente pesado e carregado, muita gente tem receio de utilizar tons mais escuros em sua casa.

É claro que o uso de cores escuras exige alguns cuidados. Mas, utilizadas de maneira correta, essas cores são capazes de transformar qualquer ambiente, deixando-o muito mais elegante e aconchegante, além de cheio de personalidade.

Quer ousar na decoração da sua casa sem medo de errar? Confira nossas dicas de como usar cores escuras na decoração de casa.

Círculo cromático

Já ouviu falar do círculo cromático? Elaborado em 1666 por Isaac Newton, trata-se de uma ótima ferramenta para combinar cores, bastante utilizada, inclusive, por arquitetos e designers de interiores.

No esquema do círculo cromático, você pode usar a técnica monocromática, ou seja, sobrepor diferentes tons da mesma cor; ou então combinar as cores opostas no círculo, utilizando a técnica complementar.

A ferramenta possibilita ainda outras possibilidades de combinação de cores. Quer saber mais sobre o círculo cromático? Contamos tudo pra você aqui.

Espelhos

É mais que sabido que as cores claras são as melhores opções quando se quer ampliar visualmente o cômodo. Mas, isso não significa que você não possa utilizar uma cor escura em um ambiente pequeno.

Nesses casos, aposte em espelhos! Além de caber em qualquer estilo de decoração, o espelho reflete a luz natural e artificial, o que dá a sensação de amplitude ao ambiente. Para garantir o efeito, dê preferência a modelos grandes e horizontais.

Parede de destaque

Para usar a cor escura na parede sem medo de errar na mão, escolha uma parede de destaque e pinte as demais na cor branca ou em tons off white.

O revestimento pode ser feito com tinta ou com outro material que traga volume, como azulejos, porcelanato ou peças de cerâmica. Texturas são muito bem-vindas nesses casos!

Contrastes

 

Gosta de contrastes? Aproveite a técnica quando utilizar cores escuras. Por exemplo, uma estante branca na frente de uma parede preta ou chumbo vai destacar ainda mais o ambiente.

Quer ousar? Não precisa parar por aí. Imagine essa mesma sala com uma poltrona de cor mais vibrante, como o amarelo?

Aposte em objetos decorativos coloridos para criar contrastes interessantes com paredes ou móveis escuros. Seu cômodo com certeza ficará mais interessante e cheio de personalidade!

Degradê

Não quer um contraste radical? Sem problemas, aposte no contraste gradual das cores.

Quer um exemplo? Pense em uma parede de fundo preto, com móveis em tons de cinza e piso mais claro.

O degradê pode ser feito com qualquer cor, desde que você selecione as tonalidades certas, e resulta em um contraste discreto, bonito e agradável.

Iluminação

Ao utilizar cores escuras na decoração, é preciso se atentar ainda mais à iluminação do espaço, para que o ambiente não fique muito escuro ou até mesmo sombrio.

Assim, invista em janelas que permitam uma boa iluminação natural e abuse das luzes frias no ambiente. Optou pela cor escura na parede ou no teto? Utilize um grande lustre que deixará a decoração ainda mais sofisticada.

Gostou das nossas dicas? Que tal inovar nas cores? Visite a Casa Show mais próxima e renove a pintura da sua casa!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria