Como tirar o cheiro de mofo da sua casa no inverno?

3
4264

Sabe aquele famoso cheiro de “coisa guardada” ou de “lugar fechado”? Principalmente no inverno, a nossa casa pode apresentar esse odor, causado pela proliferação de fungos. O que não é nada agradável, não é mesmo?

Para tirar o cheiro de mofo dos ambientes, que geralmente recebem pouca luminosidade ou ventilação, existem algumas dicas simples para acabar com o problema. Veja, neste post, quais são elas:

1. Encontre a origem do cheiro de mofo

Antes de tentar tirar o cheiro de mofo de qualquer ambiente, você precisa identificar a sua origem. E é muito simples encontrar de onde eles vêm: paredes e locais úmidos ou roupas molhadas por muito tempo são ótimos indicadores.

Analise o ambiente e se certifique de onde vem exatamente o odor de mofo. Se o problema for um pouco maior do que você imaginava, você pode solicitar o serviço de profissionais.

2. Use vinagre para tirar o cheiro de mofo em roupas e lençóis

O mofo pode se fazer presente em roupas em geral, tanto aquelas que ficam molhadas na lavanderia por um tempo maior, quanto aquelas que ficam guardadas em locais úmidos.

Para eliminar esse cheiro desagradável das suas roupas e lençóis, você pode utilizar produtos que são próprios para absorver o odor. Mas outro método mais simples é deixar tudo de molho em água com vinagre. Depois de uma hora, é só lavar normalmente.

3. Use cravo-da-índia e álcool para eliminar os fungos do guarda-roupa

Outra mistura bem natural e caseira para eliminar o cheiro de mofo é o álcool com o cravo-da-índia. Misture 1 litro de álcool e 1/3 de cravo, e deixe a fusão agir por 24 horas.

Depois, é só borrifar o conteúdo nos armários vazios, espalhando-o com um pano limpo. Mas só coloque as roupas de volta depois de tudo estar seco! O líquido muda de cor devido ao cravo e ele pode manchar suas coisas se você não tiver esse cuidado de esperar.

4. Utilize aromatizantes naturais

Para amenizar o odor de mofo de ambientes você também pode optar pelo uso de aromatizantes. Se você não gosta dos modelos comercializados, existem maneiras naturais de fazer isso!

Pegue uma laranja e finque cravos-da-índia em sua casca. Fazendo somente isso, você já obtém um ótimo aromatizante natural. Basta deixar em um pires ou bandeja durante alguns dias, antes de trocar o material. O aroma fica doce e gostoso por toda a casa.

5. Neutralize os odores de mofo em eletrodomésticos

No inverno, até mesmo os eletrodomésticos podem apresentar cheiro de mofo em seu interior. Para não ter esse problema, a dica principal é manter tudo bastante limpo. Água e bicarbonato de sódio são ótimos para fazer uma boa limpeza.

Principalmente na geladeira, onde existe certa umidade e alimentos propícios a gerarem bolor, uma dica interessante é deixar um pires com um pouco de bicarbonato de sódio. Ele absorve a maioria dos odores!

6. Mantenha tudo limpo para evitar o reaparecimento do mofo

Não existe melhor forma de eliminar o cheiro de mofo do que mantendo tudo sempre limpo! Depois que você conseguir tirar o odor das roupas, dos móveis e dos ambientes como um todo, faça a manutenção da limpeza para evitar seu reaparecimento.

Deixe também o ambiente sempre arejado e limpe com frequência a cozinha e banheiro, principalmente. Outra dica bem legal é o giz de lousa: colocados no canto dos cômodos, ele absorve o acúmulo de umidade!

Se o problema for persistente, talvez seja hora também de escolher tintas impermeabilizantes ou isolantes, para acabar com a umidade das paredes. Que tal?

Tirar o cheiro de mofo da sua casa no inverno não parece ser tão difícil agora, não é mesmo? Com essas dicas bastante simples e práticas, não existe odor que fique para contar história.

Se ainda ficou alguma dúvida ou se você conhece mais alguma tática para tirar o cheiro de mofo, compartilhe com a gente!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.