Como ter ambientes equilibrados usando cores escuras?

1
1378

As cores escuras, quando usadas de maneira correta, podem deixar o ambiente mais elegante e aconchegante. E para não errar na mão no momento de renovar a decoração da casa, é preciso saber como combinar diferentes tons e texturas que destaquem os melhores pontos de cada espaço.

Apresentada pela primeira vez por Isaac Newton em 1666, o círculo cromático servirá de grande ajuda a você nessa tarefa de colorir a casa em tonalidades escuras. Ele representa todas as cores percebidas pelos olhos humanos, dividindo-as em primárias (azul ciano, vermelho e amarelo), secundárias (violeta, laranja e verde) e terciárias (amarelo esverdeado, amarelo alaranjado, azul arroxeado, azul esverdeado, vermelho arroxeado e vermelho alaranjado).

Entendendo a teoria

A partir do esquema do círculo cromático, é possível fazer combinações harmoniosas entre as cores. Você pode usar a técnica monocromática, em que são sobrepostos diferentes tons da mesma cor. Ou então observar as cores que ficam opostas no círculo e combiná-las, seguindo a conhecida técnica complementar.

Outra maneira de combinar mais de duas cores corretamente é usando a harmonia de 60º. Assim, basta analisar três tonalidades que, quando ligadas, formam a figura de um triângulo. Assim fica mais fácil de descobrir as cores que combinam, não é mesmo?

Sabendo disso, agora veja como aplicar cores escuras de forma equilibrada nos ambientes:

Não exagere nas misturas

Fazer muitas misturas pode ser arriscado. Dependendo dos tons combinados e de como forem usados, eles podem dar a sensação de diminuir o espaço do cômodo e até incomodar quem estiver nele. Por isso, tenha em mente que as cores devem ser usadas na medida certa e sempre em equilíbrio com o restante dos itens de decoração.

Aposte no contraste

É interessante escolher cores harmoniosas que dêem destaque a determinados pontos da casa e, para isso, você pode usar a técnica de contraste. Por exemplo: se a ideia for realçar os móveis em nuances mais claras e terrosas, você pode aplicar o tom azul esverdeado nas paredes.

Assim, o ambiente não ficará “apagado” e transmitirá a sensação de movimento a quem estiver nele. Você pode apostar em diferentes combinações de contraste, seja para destacar os itens de decoração ou as próprias paredes.

Aplique tons terrosos

Para ambientes decorados no estilo bohemian chic, os tons terrosos são fundamentais. Mas eles ficam muito bem em outros tipos de espaços, como casas de praia, por exemplo. Geralmente, as casas de praia são personalizadas com cores claras, mas as cores escuras também vão muito bem nesse caso.

Junto à móveis de madeira e acessórios de decoração coloridos, as casas de veraneio podem ser pintadas com tons terrosos, o que dá um ar sofisticado, aconchegante e relaxante. Para manter o equilíbrio e evitar exageros, prefira a decoração minimalista.

Não se esqueça da boa iluminação

Não é porque o ambiente está trabalhado em cores escuras que ele deve ser mal iluminado. Invista em janelas que permitam uma boa iluminação natural nos cômodos, além de fazer jogos de luz fria em toda a casa. Nos quartos é interessante usar uma roupa de cama mais clara, para dar frescor ao lugar.

Você não precisa ter medo de apostar em cores escuras nos diferentes ambientes da casa, basta atentar-se às combinações e equilibrá-las para que não deixem os lugares pesados. Usando móveis adequados, técnicas e acessórios de decoração, é possível criar um visual totalmente único ao seu lar!

Quer ler mais dicas como essas? Então assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.