Como preparar uma ceia de natal de última hora

0
1181

A viagem para a casa dos pais não deu certo? O restaurante cancelou as reservas? O trabalho pesou e você não conseguiu planejar a ceia de Natal? O prazo é apertado, mas ainda dá tempo de preparar uma noite mais do que especial para o feriado.

Para você que perdeu a hora e ainda não conseguiu fazer os preparativos para a festa, fizemos uma seleção de 5 dicas para simplificar o planejamento e preparar ceia de Natal na última hora sem deixar a desejar em nenhum aspecto! Confira!

1 – Seja criativo e saiba improvisar

Criatividade é a palavra de ordem para a organização de festas de última hora. Da decoração ao menu, o segredo é improvisar com artigos e artefatos que você já tem em casa ou que são bem fáceis de conseguir. Por exemplo: que tal aproveitar as taças como um castiçal moderno? É só virá-las de cabeça para baixo e utilizar a base para apoiar a vela, enquanto a parte de dentro pode guardar flores ou outros arranjos para enfeitar ainda mais a mesa.

Outra dica é valorizar os próprios utensílios da casa como objetos decorativos. Separe as louças mais bonitas e as disponha de forma elegante e organizada, destacando os detalhes mais atraentes.

2 – Pense em um cardápio simples e prático

Ao preparar a ceia de Natal com pouco tempo, cada minuto é importante. Então, nada de passar horas a fio para cozinhar o jantar. Aperitivos, saladas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas devem seguir uma regra principal: a praticidade.  Nessa hora, a divisão de tarefas também pode ser uma estratégia precisa: combine com os convidados de que cada um deve se responsabilizar por um prato diferente e, assim, economize um tempo precioso.

3 – Organize um amigo oculto

A crise continua por aí e não está fácil para ninguém manter as contas em dia. Em vez de comprar vários presentes para todos os familiares e amigos, que tal organizar um amigo oculto? Com ele, as pessoas ficam encarregadas de comprar apenas um presente e a hora da troca é uma atração à parte, divertindo toda a família! Para as casas com crianças pequenas, no entanto, não pode faltar o momento especial do Papai Noel!

4 – Monte uma árvore personalizada

Além dos presentes e dos enfeites natalinos tradicionais, uma boa ideia para a decoração da árvore de Natal é customizá-la de acordo com a personalidade da família. Cada familiar pode escolher um objeto que o represente, como um brinquedo, um livro ou um instrumento musical, por exemplo, para montar uma árvore única e cheia de personalidade!

5 – Calcule o número de convidados

Pedir que os convidados confirmem presença com antecedência é uma maneira de evitar desperdícios e ajudar a se organizar melhor para a festa. Com o número certo de convidados definido fica mais fácil calcular a quantidade de bebidas e comidas e também planejar a arrumação da mesa.

Também é importante se preparar para a presença das crianças, separando uma área para brincadeiras e programando o jantar para um horário em que todos ainda estejam acordados.

Compartilhe nossas dicas com os amigos nas redes sociais e aproveite para preparar a ceia de Natal de forma prática e inesquecível!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria