Como preparar a iluminação de Natal

0
193

O Natal está chegando e com ele os preparativos para essa época tão especial do ano. E entre árvores de Natal, papai-noel e guirlandas, um item é fundamental na tradição da festa: a iluminação.

Não há como negar que as ruas e casas com suas luzes de Natal deixam tudo mais bonito e encantador! Quer trazer também esse clima natalino para o seu lar? Veja nossas dicas e descubra como preparar a iluminação de Natal!

Iluminação de Natal no exterior da casa

Existem muitas opções de luzes no mercado e o primeiro passo é decidir que tipo de luz você quer, se branca, amarela, colorida, ou um mix de todas elas.

Quanto às lâmpadas, nossa dica é a iluminação de LED. Além de economizar energia, elas têm mais durabilidade, não esquentam tanto quanto as convencionais e garantem uma iluminação que traz conforto para o ambiente.

Não quer abrir mão das tradicionais lâmpadas pisca-pisca? Sem problemas! É possível encontrar iluminação de LED nesse formato e também em fitas, cortinas e redes – ótimas opções para as janelas e terminação do telhado.

Se você tem um jardim, aproveite o verde predominante no ambiente. Escolha uma cor de luz que harmonize com o tom e ilumine também as plantas.

Em arbustos mais densos, uma boa opção é contorná-los por fora com as luzes, entrelaçando os cordões, as fitas ou mangueiras sobre a vegetação. Em plantas de ramos mais espaçados, mais altas, ou árvores, basta enrolar as luzinhas no tronco. Tem um caminho no jardim? Aproveite e ladeie o caminho para a entrada da casa com luzes no piso, formando uma linda e convidativa passagem!

Árvore de Natal

Um dos símbolos mais tradicionais das festas de Natal, as árvores ficam ainda mais encantadoras com uma bela iluminação. Para escolher as luzes, opte por aquelas que combinam com os principais enfeites. Assim, você não corre o risco de sobrecarregar a sua árvore.

Na hora de montar a árvore, disponha a iluminação antes dos demais enfeites. As luzes devem ser colocadas a partir da base do pinheiro, em sentido ascendente. Trabalhe de dentro para fora, deixando a luz uniforme tanto nos ramos interiores como nos exteriores.

Quer mais dicas para ter uma árvore fantástica? Ensinamos como decorar a árvore de Natal aqui.

Iluminação interior

Quer inovar? Traga as luzes para dentro de casa e para além da árvore. Claro que o intuito não deve ser transformar a sua sala em uma avenida cheia de luzes, mas sim trazer o charme das lâmpadas e do clima natalino para a sua decoração. Você pode colocar luzes em uma escada, fazer um varal de luzes em uma parede da sala, em corredores, ao redor de espelhos…

Garrafas vazias ou potes de vidro com luzes, lanternas com velas, frases de neon ou luminosas também podem adornar cômodas, estantes e mesas auxiliares.  O resultado é festivo e criativo.

Cuidados

– Desligue o circuito antes de instalar as luzes;

– Compre produtos de qualidade, certificados pelo Inmetro;

– Não faça emendas nos fios do circuito de iluminação de Natal;

– Nunca ligue a iluminação de Natal na rede elétrica externa (distribuidora de energia);

– Evite o contato das lâmpadas com objetos que podem ser inflamáveis, como pode ser o caso de alguns enfeites;

– Evite benjamins e não sobrecarregue o circuito da tomada.

Vai receber a família e os amigos na noite de Natal? Veja também como decorar a mesa da ceia e arrase na festa!

Gostou das nossas dicas? Agora é só escolher sua luz preferida e deixar o seu Natal muito mais iluminado!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria