Como pintar o piso?

0
1396
A pottery decorator painting a ceramic tile with floral motifs in his work table in Caltagirone, SicilyA pottery decorator painting a ceramic tile with floral motifs in his work table in Caltagirone, Sicily

Nem sempre podemos fazer uma reforma quando enjoamos de algum cômodo da nossa casa, não é? Para mudar um pouco os ambientes e evitar o quebra-quebra, podemos pintar paredes, mudar os móveis de lugar ou investir em uma decoração diferente. Mas o que fazer quando o problema é com o piso?

Temos uma solução rápida, econômica e prática para renovar o piso da sua casa. E o melhor: sem quebradeira! Aprenda a escolher a tinta correta e as técnicas ideais para deixar o seu piso novinho em folha sem gastar muito.

 

Qual é a tinta certa?

house plan with palette of colors and wooden sampler.

Já falamos isso diversas vezes e vamos repetir aqui: sempre precisamos comprar a tinta desenvolvida para o que queremos pintar. No nosso caso, devemos comprar uma tinta própria para a pintura do piso. Podemos encontrar dois tipos utilizados em diferentes situações: tinta epóxi e tinta acrílica.

A  tinta acrílica tem como base a resina acrílica e é diluída em água. É mais indicada para pisos de cimento. Já a tinta epóxi tem como base o esmalte epóxi e, por isso, é mais resistente e durável. Pode ser utilizada nos pisos cerâmicos.

 

Preparação do piso

cleaning tiles in bathroom with pink cloth

Agora que já sabemos a tinta que devemos usar, precisamos seguir o passo a passo da preparação do ambiente para que o resultado seja satisfatório. A primeira coisa que devemos fazer antes de qualquer pintura é limpar a superfície que receberá a tinta.

É preciso que o piso esteja bem limpo, sem resquício de pó, gordura ou de qualquer outra sujeira, antes de iniciar a pintura. Essa etapa pode fazer toda a diferença na hora do resultado.

Depois de limpa, deixe a superfície secar e siga para a próxima etapa.

 

Como aplicar a tinta

Young man does apartment repairment himself indoors

É importante que você siga todas as instruções dadas pelo fabricante para preparar a tinta. Pode parecer bobagem, mas colocar um pouco a mais ou a menos de solvente, por exemplo, pode dificultar, e muito, o seu trabalho, afetando o acabamento.

Respeitar as indicações que o fabricante do produto disponibiliza na própria embalagem pode garantir uma pintura bem-feita e sem dor de cabeça.

Depois de aplicar a primeira camada de tinta, aguarde o tempo de secagem estabelecido pelo fabricante e repita o processo quantas vezes achar necessário, sempre respeitando o intervalo entre as demãos.

Dê preferência aos rolos e trinchas de lã ou pelos baixos para evitar que a tinta respingue. E, se houver rejunte, preste bastante atenção ao seu preenchimento. São os detalhes que fazem com que o serviço pareça mais profissional ou amador.

 

Técnica e cor

Home decoration and renovation concept

Você já sabe qual tinta escolher e como deve proceder para pintar o seu piso, certo? Agora, vamos falar da parte mais interessante de todas: a criação.

Assim como acontece com as paredes, podemos pintar o piso de diversas formas. Reunimos algumas dicas e alguns vídeos de canais do YouTube para você conhecer algumas técnicas e se inspirar.

 

Monocromático

Living room with openwork table

Essa é a opção mais tradicional de pintura, seja na parede, seja no piso. Se você optar por ela, basta seguir o passo a passo que já explicamos: escolher a cor que você acha que tem mais a ver com o que você já tem e com o que deseja e colocar a mão na tinta.

 

Xadrez

Chess Concept Scandinavian Interior Design.

Não dá para negar que o piso que imita o tabuleiro de xadrez dá um belo destaque ao ambiente, não é? Para fazê-lo, você precisa, primeiramente, pintar o piso de branco; depois, delimitar os quadrados que serão pintados de preto.

Não é necessário seguir o tamanho original do piso na hora de pintar, mas é importante que os quadrados sejam do mesmo tamanho, para que o resultado fique visualmente agradável. Essa é a hora em que podemos soltar nossa criatividade. Para fazer isso com segurança, antes de passar a tinta, sempre faça o desenho utilizando fitas, para conseguir visualizar o projeto.

 

Estêncil

Luxury monochrome designer bathroom renovation with patterned floor tiles

Não vamos mentir para você. Essa técnica não é tão fácil, mas o resultado é incrível, e vale muito a pena investir um pouco de tempo para criar esse efeito no seu piso. Para que ela funcione, é melhor que o fundo seja uniforme e da mesma cor, assim o desenho fica em destaque.

 

Desenhos

Mock up poster in interior dining area. living room modern style. 3d illustration

Se você adora estampas, mas não quer fazer um estêncil, pode apostar em desenhos mais simples, como triângulos, losangos, etc. É só se inspirar em um desenho e criar a sua padronagem.

 

Cimento queimado

industrial decoration work space with mock up poster

Você achou que não traríamos uma opção para você ter o tão querido e desejado piso de cimento queimado? Achou errado! A Erika Karpuk já deu várias dicas de como utilizar o cimento em casa, e nós selecionamos um vídeo que ela fez para o canal EKtube, comandado por ela mesma, em que ensina a fazer um piso de cimento queimado de maneira econômica e prática.

 

Gostou do nosso passo a passo e das dicas que reunimos para você? Deixe o seu comentário aqui embaixo dizendo o que gostaria de aprender e o que mais curte no blog. Se precisar de ajuda, conte conosco ou vá à Casa Show mais perto da sua casa. Nossos consultores estão preparados e ansiosos para ajudar você.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria