Como pintar com spray?

0
3326

Você, que vai retocar suas paredes e gosta do eficiente e econômico “faça você mesmo”, não pode perder nossas dicas de como pintar com spray. A tinta atomizada funciona à pressão e permite grande variedade de efeitos, além de evitar problemas com gotejamento e marcas e dispensar mão de obra com alguns equipamentos.

Você pode estilizar sua parede com moldes feitos em papel estêncil e levar muita personalidade para a decoração da sua casa. Quer saber como? A Casa Show te mostra as melhores dicas!

Como escolher a tinta

Tanto a tinta aerosol quanto a multiuso são boas escolhas para pintura, principalmente se antes for aplicado um produto de fundo. O que deve ser levado em consideração é a consistência da tinta e a cor em relação à decoração do ambiente.

Existem variações, como a tinta metálica ou fosca, que ajudam a ressaltar as outras cores, assim como diferentes calibragens na lata, que permitem aplicações mais ou menos espessas. Essa espessura é conhecida como padrão de aplicação.

Tintas mais caras exigem menos demãos. Faça uma boa pesquisa de custo x benefício e escolha a que se encaixar melhor às suas necessidades.

Como preparar o ambiente

Primeiro, utilize uma lixa para nivelar a superfície onde será aplicado o spray. Depois, limpe bem a parede, removendo manchas e poeiras.

Aplique um produto de fundo, como prime ou tinta látex, para garantir que não haverá interferências do desgaste da pintura anterior. Consulte no rótulo o tempo necessário para secagem antes de aplicar a primeira demão.

Teste a tinta spray em uma superfície descartável para evitar surpresas com a regulagem da pressão da lata ou cores indesejáveis.

Utilize acessórios de segurança, como máscaras e óculos, para não inalar o pó que se solta na reação química. Para que ele não suje o chão, cubra-o com jornal e isole os móveis e objetos com panos velhos. Se necessário, coloque fita adesiva em cantos e frestas.

Como fazer a aplicação

Fique a aproximadamente 30 cm de distância da parede para conseguir um acabamento satisfatório.

Aplique camadas finas de tinta. A primeira deve ser ainda mais leve do que a segunda para garantir uma pintura uniforme.

Utilize o movimento de vai e vem, de cima para baixo ou da esquerda para direita. Ele também vai ajudar na uniformidade da aplicação.

Para estilizar sua parede com estêncil, imprima um desenho da internet ou faça o seu e recorte a imagem sobre um pedaço de papelão, com cerca de 20 cm a mais de cada lado, para evitar que a tinta suje a parede.

Comece pelo lado de fora do molde, passando por cima e terminando do outro lado. No intervalo das aplicações, agite o tubo do spray para manter fresca a mistura da tinta. Aguarde no mínimo duas horas antes de aplicar a segunda camada.

Ao finalizar a pintura, guarde o tubo de cabeça para baixo e pressione a válvula até sair somente gás. Dessa maneira, é possível evitar o entupimento do frasco e utilizá-lo novamente.

Agora que você já sabe como pintar com spray, invista na sua criatividade e explore todas as possibilidades que a forma de estêncil pode oferecer. Assine já nossa newsletter e fique por dentro das últimas tendências em decoração e reforma.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria