Como organizar a sua casa para um novo ano?

0
844

A proximidade do ano novo faz com que muitas pessoas queiram organizar a casa de maneira mais caprichada, seja para receber as visitas durante as festas, seja para começar o ano seguinte com o pé direito.

Se essa é a sua meta para os próximos dias, aqui vai uma notícia animadora: reunimos neste post seis dicas para você colocar o lar em ordem e dar um fim à bagunça. Confira essas ideias e tenha um 2017 mais feliz!

Guarde os itens que você não usa no dia a dia

Sabe aqueles livros, jornais e revistas que estão jogados na sala de estar? Uma boa ideia é guardá-los em caixas organizadoras ou separá-los para a reciclagem, caso não tenham mais utilidade.

A mesma regra vale para todos os cômodos da casa. Do quarto à área de serviço, armazene os itens que já não têm mais função, pois eles acabam passando a impressão de que a casa está bagunçada.

Organize seu guarda-roupa

Além de atrasar a escolha do look do dia, um guarda-roupa desorganizado pode prejudicar a conservação das peças e gerar manchas, rasgos, perda de botões e outros prejuízos.

Por isso, não se esqueça de colocar o guarda-roupa em ordem antes que o ano acabe. Uma opção viável é deixar ao seu alcance apenas os itens da próxima estação, todos pendurados e/ou dobrados.

Faça pequenos reparos no imóvel

Com transformações simples e pontuais, sua casa ganha uma cara nova para o ano que se aproxima, e o melhor, sem quebra-quebra. Uma pintura, por exemplo, é capaz de renovar aquela parede manchada e transformar o visual de um cômodo. Você pode seguir a cor que já predomina no ambiente ou ousar com tintas coloridas.

Se o problema for o mofo, basta impermeabilizar a superfície com produtos que facilitam esse trabalho. Seja qual for o reparo, ele deixa seu imóvel mais bonito e valorizado.

Arquive a papelada

No fim do ano, é impossível encontrar um lar que não esteja repleto de papéis como contas, comunicados, recibos e informes acumulados ao longo de 12 meses (ou mais). Contudo, quem gosta de organizar a casa deve dar um jeito de arquivar essa papelada, afinal, alguns documentos precisam ser conservados em bom estado e por muito tempo.

Por isso, não deixe de dar um fim à bagunça causada pelo acúmulo de papéis. Faça uma triagem e conte com a ajuda de pastas, gavetas e arquivos para guardar o que for preciso.

Limpe a casa

De que adianta uma casa organizada se a faxina não está em dia, não é mesmo? Com a ajuda da família, dos amigos ou por conta própria, separe um dia de folga para limpar os cômodos com capricho. Tente remover todos os vestígios de poeira, gordura e umidade que possam ter se instalado pela casa.

Cuide da decoração

Uma residência organizada e limpa fica ainda mais aconchegante se a decoração estiver bem-feita. Veja quais objetos você pode usar, trocar de lugar ou até renovar para compor os ambientes.

Se para você essa tarefa parece cara e trabalhosa, lembre-se de que é possível decorar o imóvel com dicas de faça você mesmo.

Com este breve guia em mãos, esperamos que qualquer pessoa consiga organizar a casa e começar o ano novo em alto estilo. Se você curtiu as ideias, aproveite e compartilhe este post nas redes sociais!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria