Como limpar uma caixa de gordura

0
1516

Que os resíduos secos são levados pelo caminhão de lixo toda semana você certamente já sabe. Mas e quando o assunto é a gordura da cozinha? Pois nesse caso, muita gente ainda acha que seu destino é ir direto para a tubulação de esgoto. Só que no meio do caminho sempre há uma caixa de gordura, recipiente que recolhe a principal parte do resíduo oleoso de uma residência. Tem dúvidas sobre como a caixa de gordura funciona e quer aprender a limpá-la? Então acompanhe o nosso texto:

O que é uma caixa de gordura?

Projetadas para reter a maior parte da gordura da pia antes de levá-la até a tubulação de esgoto, as caixas de gordura funcionam como filtros, geralmente sendo construídas em concreto ou PVC. Assim, ao descer pelo cano da pia, a água gordurosa entra por um lado da caixa e sai por outro, já sem os resíduos de gordura. Uma vez que os óleos não se misturam à água, o processo de separação se torna bem fácil: a gordura boia sobre a superfície enquanto o restante do líquido segue normalmente até a tubulação de esgoto.

Quando a limpeza deve ser feita?

A limpeza da caixa de gordura deve acontecer, em média, a cada 2 meses ou especificamente quando for necessária. Se quiser prevenir o entupimento, o mais aconselhável é fazer pelo menos uma limpeza manual a cada semana. Se por um motivo ou por outro você não puder ou quiser fazer a limpeza você mesmo, contrate uma empresa especializada!

Como limpar a caixa de gordura?

Confira agora nosso passo a passo para fazer a limpeza doméstica de sua caixa de gordura:

  • Antes de mais nada, localize a caixa: em um apartamento, ela geralmente fica embaixo da pia, enquanto em uma casa ela normalmente fica do lado de fora, mas sempre próxima à cozinha.
  • Abra a tampa da caixa de gordura: procure pelas placas de gordura, que devem ser sólidas e apresentarem uma textura como a da manteiga — sim, o cheiro realmente será desagradável, mas faz parte do processo.
  • Retire toda a gordura e a coloque em um saco plástico resistente para depois amarrar e descartar.
  • Finalize a limpeza com um pouco de água quente e algum produto desengordurante, deixando-o agir pelo tempo recomendado na embalagem. Depois basta tampar a caixa novamente.
  • Por último: em hipótese alguma descarte a gordura no vaso sanitário, viu? Ao fazê-lo você não só perde o trabalho que teve como ainda corre o risco de entupir a tubulação! O correto é sempre jogar esse resíduo gorduroso no lixo orgânico.

Que outros cuidados tomar?

Alguns cuidados habituais podem contribuir bastante para o bom funcionamento da sua caixa de gordura, evitando que ela transborde pelo excesso de resíduos. Confira:

  • Não deixe que restos de alimentos caiam no ralo da pia, pois eles se juntam à gordura na caixa e podem entupir a tubulação com mais facilidade.
  • Nada de descartar borra de café no ralo da pia, porque, embora as partículas sejam pequenas, seu destino também deve ser o lixo orgânico.
  • Procure passar um papel toalha na louça suja antes de lavá-la. Esse processo ajuda a remover gordura e restos de alimentos dos utensílios, evitando que caiam na tubulação.

Viu como, só com atenção e um pouquinho de paciência, fica muito mais fácil evitar imprevistos em relação a suas instalações domésticas? E você, já teve problemas com sua caixa de gordura? Costuma fazer a limpeza regularmente? Deixe um comentário aqui e divida suas experiências conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria