Como limpar fogão inox?

0
11947

Você sabe como limpar fogão inox? Pois é, a maioria das pessoas tem esse tipo de fogão em casa e na hora da limpeza não sabe como proceder nem quais produtos escolher.

Na verdade, as pessoas têm medo de que o inox perca o brilho devido à ação de algum produto inadequado ou que algum erro seja cometido no momento da limpeza, causando riscos ou manchas.

Confira neste artigo como limpar seu fogão inox, seguindo o passo a passo e algumas dicas simples para mantê-lo sempre com aspecto de novo!

Primeiro passo

Para começar, espere o fogão esfriar; limpá-lo ainda quente pode fazer com que surjam manchas com o passar do tempo. Para evitar acidentes, é aconselhável desligar o fogão da tomada e fechar a válvula de gás.

Esses procedimentos vão evitar problemas, como vazamento na hora da limpeza do fogão e até choque, no caso do contato com a água.

Segundo passo

Remova os queimadores, as bocas e as grades do fogão e coloque-os de molho dentro da pia, em uma mistura de água com vinagre.

Antes de mergulhar essas peças na água fria, espere esfriar, pois o choque térmico no esmalte das grades pode causar rachaduras e facilitar o surgimento de ferrugem.

Comece a limpeza pelo tampo de inox.

Terceiro passo

Limpe o tampo de inox de seu fogão com o lado macio da esponja (parte amarela) ou com um pano macio úmido; use sabão de coco ou detergente neutro.

Fique atento para que não caiam detritos ou quaisquer resíduos dentro dos condutores de gás, que vão ficar descobertos durante a limpeza. Não esqueça de secar bem o tampo com um pano limpo e seco.

Quarto passo

Limpe os queimadores que estavam de molho com esponja e sabão em barra. Se estiverem muito sujos, use esponja de aço.

Já as bocas devem ser limpas com fio de metal; evite usar palitos, pois eles podem se quebrar e acabar entupindo as peças.

Quinto passo

Por fim, limpe os botões de acendimento. Esse procedimento pode ser feito uma vez por semana, para evitar o acúmulo de gordura nessa área do fogão.

A limpeza do forno deve ser de acordo com a frequência de uso. O ideal é que seja limpo semanalmente com um pano úmido e sabão neutro ou de acordo com o que manda o manual do produto.

Dicas importantes de como limpar fogão inox:

  • Não utilize produtos abrasivos, como removedores, saponáceos ou produtos à base de soda cáustica.
  • Não utilize escovas muito duras ou palha de aço, pois esses produtos riscam o fogão. Aliás, a palha de aço deixa no fogão minúsculas partículas que provocam manchas que não saem nunca mais.
  • Observe a chama, que deve ser azul; se estiver com a coloração amarelada, algum componente deve estar sujo.
  • Sempre que cair algum alimento no tampo de inox, procure retirá-lo na hora, para evitar que grude.
  • Não forre o tampo de inox com papel de alumínio, pois existe o risco desse material grudar e manchar seu fogão.
  • Para retirar a sujeira incrustada faça uma mistura de vinagre, água e bicarbonato de sódio.
  • Para conservar o inox sempre novo aplique vaselina líquida sobre o tampo limpo e seco. Depois dê um polimento com um pano macio e seco.

Gostou das nossas dicas de como limpar fogão inox? Que tal, então, conhecer alguns produtos para a cozinha, lendo o artigo “Checklist de produtos para a cozinha da sua casa nova”?

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria