Como instalar um chuveiro? Confira 5 dicas

0
253

O chuveiro queimou por aí? Nada de tomar banho gelado e depois pegar um resfriado! Com alguns materiais como chave Philips, chave de teste, escada, fita veda rosca, redutor de pressão, multímetro, conector de porcelana e alicate, você consegue instalar um chuveiro sem precisar de um eletricista e com segurança. Veja nossas dicas:

Um banho quentinho é tudo do que precisamos para relaxar!

Conheça a tensão da rede elétrica da sua casa

Antes de você comprar o chuveiro, é importante verificar qual a tensão da instalação elétrica da sua casa para não causar o mau funcionamento do aparelho ou queimá-lo. Se você tiver dúvida, o multímetro pode ajudar você nessa missão de saber se você deve instalar um chuveiro 220V ou 127V.

Desligue a eletricidade e a água

Após saber qual o chuveiro ideal para o seu banheiro, desligue a água e o disjuntor da casa ou do cômodo. Em seguida, ligue o registro do chuveiro e deixe a água acumulada no encanamento escorrer.

Cuidado para não tomar um choque! Use a chave teste para ter certeza de que não há nenhuma corrente elétrica.

Como instalar um chuveiro

Antes de encaixar o chuveiro, vede a entrada de água do aparelho com uma fita veda rosca para evitar possíveis vazamentos.

Se na sua casa a pressão da água é muito forte, nossa dica é instalar um redutor de pressão para não danificar o chuveiro e economizar água. Para instalar, insira o objeto na entrada de água do chuveiro.

Agora é o momento de encaixar o chuveiro na entrada de água da parede. Gire o equipamento em sentido horário com cuidado, sem colocar muita força para não estragar o cano e o produto.

Está quase pronta a instalação do seu chuveiro!

Hora de conectar os fios. Missão de eletricista?

Não precisa ser eletricista para fazer a ligação dos fios! Essa tarefa é muito fácil! Os chuveiros têm três tipos de fios: o da fase, o neutro e o terra. A conexão entre eles é feita conforme a cor de cada um.

Comece desencapando os fios com a ajuda de um alicate. Depois, encaixe-os ao conector de porcelana com ajuda da chave Philips. Evite usar a fita isolante para emendar os fios, ela pode causar o aquecimento da fiação o que danifica ao sistema elétrico.

Após tudo conectado e encaixado, regule o seu chuveiro na temperatura fria, ligue o disjuntor e a água e deixe o chuveiro funcionar por um tempo.

A chave Philips vai ajudar você a encaixar os fios no conector de porcelana! Crédito: Unsplash

Onde comprar os materiais?

Está com dúvida de onde comprar os materiais para a instalação? A Casa Show oferece os produtos das melhores marcas para você! Se eu fosse você, eu iria a uma loja Casa Show ou daria uma espiada no site para conferir a variedade das duchas e dos chuveiros!

Quer mais? A Casa Show está com o e-commerce a todo vapor, visite o site!

Viu como é fácil instalar um chuveiro em casa? Agora é só entrar no banho e aproveitar a água quente!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria