Como funciona a tinta para piso?

0
2048

Paint brush and varnish can, paintbrush and transpicuous lacquer

O piso é uma das bases da decoração da casa, sendo responsável não apenas por embelezar os ambientes, mas também por criar uma sensação de amplitude, aumentar o conforto térmico, reforçar a segurança e até ajudar na higiene dos espaços. E por estar diretamente em contato com os pés não só dos moradores mas também dos móveis, o piso acaba sofrendo bastante desgaste ao ser vítima de manchas e arranhões ao longo do tempo, o que eventualmente pode demandar sua troca.

Mas você sabia que quando os pisos estão desgastados ou visualmente ultrapassados, a substituição do revestimento já não é mais a única solução? Hoje em dia é mais que possível renovar a aparência dos pisos sem poeira, quebradeira, entulho ou gastos excessivos! Para isso, basta usar a revolucionária tinta para piso! Quer conhecer mais sobre esse produto? Então continue lendo o nosso artigo:

Por que usar tintas especiais para piso?

A verdade é que não adianta nada pintar seu velho piso com tintas comuns, pois tanto a cobertura como a impermeabilidade podem ficar prejudicadas. Além disso, quando a tinta não é específica para o tingimento de cerâmica, cimento queimado ou ardósia, corre-se o risco de a pintura descascar em pouco tempo, demandando assim uma nova intervenção. Para evitar esses problemas, o segredo é usar as tais tintas especiais para piso.

Quais são os tipos de tinta para piso?

As tintas para piso são divididas em basicamente duas categorias distintas: tinta epóxi e tinta acrílica. A tinta epóxi tem como base o esmalte epóxi e costuma ser bastante resistente. Já a tinta acrílica é feita com resina acrílica e diluída em água potável, o que diminui um pouco sua durabilidade.

Como preparar o piso para a pintura?

Para que o resultado da pintura do piso seja perfeito, é preciso, antes de mais nada, preparar muito bem a superfície. Esse cuidado no preparo garante beleza, uniformidade, resistência e durabilidade à pintura. Por isso, primeiramente se deve escovar o piso usando escova, água e sabão para remover quaisquer resíduos de gordura, graxa e poeira. Se for necessário, use aguarrás para retirar vestígios de oleosidade mais resistentes. Feito isso, seque bem a superfície. A partir daí é hora da pintura propriamente dita!

Paint brush and varnish can, paintbrush and transpicuous lacquer

Black paint on the table
Black paint on the table

Como exatamente aplicar essa tinta?

Prepare a tinta de acordo com as instruções do fabricante. Depois de fazer a mistura, aplique duas ou três demãos sobre a superfície, sempre respeitando o intervalo de secagem entre uma camada e outra. Vale destacar que essa pintura pode ser feita com rolos de lã baixa, compressor de pintura ou até mesmo pincel e trincha — mas saiba que o rolo é sempre mais prático e funcional.

Quanto custam as tintas de piso?

Facilmente encontradas em lojas especializadas, os preços das tintas para piso variam de acordo com suas marcas e os tamanhos das latas. Para você ter uma ideia, o custo médio de um galão de 3,6 litros costuma ficar em torno de 50 reais. Lembre-se de que como a qualidade da tinta pode fazer toda a diferença no resultado, o ideal é buscar o melhor custo-benefício na hora da compra. Assim você consegue pagar um preço justo por um produto com boa cobertura, alto rendimento e grande durabilidade.

Vale ressaltar que esse produto ainda pode ser usado para renovar o visual de quadras, garagens e até de paredes revestidas de azulejo, viu? É só usar a imaginação e colocar a mão na massa! Mas e aí, pretende investir nessa tinta para pintar o piso de áreas internas e externas da sua casa, renovando o visual do seu lar doce lar? Por onde pretende começar? Comente aqui e nos conte sobre seus planos!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria