Como fazer uma decoração tropical em casa

0
1274

Como fazer uma decoração tropical em casa (2)

Remetendo ao clima do nosso país, o estilo tropical conquistou o gosto de muitos brasileiros na hora de escolher uma decoração para a casa. Mas por misturar diferentes elementos naturais e cores marcantes da vegetação típica das terras tupiniquins, esse estilo merece alguns cuidados para que se consiga uma estética agradável e aconchegante. Assim, antes de sequer pensar em transformar sua casa em um refúgio tropical, é bom estar ciente de que esse estilo não é para qualquer um! Quer uma casa tropical? Então se jogue nos temas da natureza e comece a transformação do seu lar agora mesmo:

Cartela de cores e estampas

As cores da decoração tropical são sempre muito vibrantes, para remeterem à vida e às energias da natureza. Entre os tons de destaque estão o verde, o laranja, o vermelho e o amarelo. E como a paleta desse estilo é majoritariamente formada por tons quentes, acaba-se trazendo uma deliciosa sensação de calor ao ambiente. E é por isso que muitas pessoas preferem usar o colorido com cautela, intercalando opções mais vibrantes com cores terrosas. Já as estampas podem brincar com desenhos chamativos, que remetam aos elementos tropicais, como folhagens, flores, coqueiros e araras. Para não exagerar, só evite usá-los em grandes superfícies, ok?

Materiais, texturas e vegetação

Entre as texturas e os materiais mais usados na decoração tropical estão aqueles próximos dos encontrados na natureza, como o cipó, a madeira e o bambu. Você pode optar por esses elementos para dar um charme a mais nas varandas ou nos decks do jardim, por exemplo. Investir em objetos e equipamentos desses materiais também pode ser uma boa, como no caso de quadros e abajures de bambu, que ficam perfeitos em cômodos tropicais. As plantas também não podem faltar em uma decoração tropical. As espécies de folhas grandes e cores vibrantes possuem uma beleza marcante, o que as torna protagonistas do de estilo. Quer receber elogios sobre seu jardim? Aposte em palmeiras, bananeiras, bromélias, orquídeas e samambaias. E sempre se lembre de que a vegetação no estilo tropical sempre tomar forma naturalmente, como se não tivesse sido planejada.

Como fazer uma decoração tropical em casa

Móveis e eletrodomésticos

Como os móveis costumam ser elementos bastante chamativos dentro da casa, o uso de estampas muito coloridas deve ser pensado com cautela. Para não deixar o visual interno muito colorido e confuso, considere escolher somente alguns móveis para destacar com um tom vibrante para, então, poder abusar de algumas extravagâncias sem culpa. Quando você mantém tons mais sóbrios nos móveis, consegue uma maior liberdade para trabalhar as cores nos pequenos acessórios da casa. Utensílios de cozinha e eletrodomésticos com um visual retrô, de cores fortes e acabamento esmaltado são um charme! Na sala, adquira pufes e cadeiras coloridas para trazer as cores do verão ao espaço!

Independentemente do estilo e dos elementos escolhidos, o importante é ter em mente que a decoração de uma casa deve sempre se adequar ao gosto da família, transformando os cômodos em verdadeiros espaços de socialização e descanso. É o caso da decoração tropical para você? Que características mais chamaram sua atenção nesse estilo? Deixe seu comentário aqui e compartilhe suas impressões conosco! Ah, e não deixe de assinar a nossa newsletter para acompanhar as novidades do universo décor!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria