Como fazer um rejunte impecável

0
549

 

Sabe aquele ditado que diz: Deus está nos detalhes? Pense nisso na hora de escolher o rejunte para a sua obra. O material não só terá a função essencial de absorver deformações que os pisos e revestimentos sofrem devido à ação de calor, frio ou impactos. Ele também é uma escolha estética e, quando bem selecionado e aplicado, faz toda a diferença no acabamento, sendo um elemento importante na composição do ambiente.

Antes de colocar a mão na massa para fazer o rejunte impecável, é importante saber o que ter em mente na hora de comprar o material:

  • O ambiente em que será aplicado. Há rejuntes especiais para banheiros, cozinhas e até para piscinas.
  • Quantidade necessária para a área em que será aplicado. Vale conferir as recomendações da fabricante para o cálculo.
  • O efeito visual desejado. Quer algo mais moderno com cores contrastantes ou vai apostar em um estilo mais clássico com cores de rejunte e de revestimento bem próximas?

Se tiver dúvidas, você pode consultar os vendedores da Casa Show. Eles poderão lhe auxiliar. Escolhas feitas, é hora de literalmente colocar a mão na massa! Vamos lá!

Certifique-se de que escolheu o rejunte ideal para a área em que será aplicado. Há materiais específicos para banheiros e lavanderias, por exemplo. Foto: The Tile Shop.
Quer apostar em um visual surpreendente? Vá de rejunte e revestimentos de cores contrastantes. Foto: Mercury Mosaics.

Tudo limpinho

Limpe a superfície do revestimento. Deixe-a livre de pó, óleos e gorduras.

Preparo da massa

Prepare a massa de acordo com as instruções da embalagem em recipiente limpo e, após o preparo, aplique em no máximo duas horas e meia. Escolha um momento bom do dia para fazer isso. O ideal é que a temperatura ambiente esteja entre 20ºC e 30ºC.

Preenchimento

Com uma desempenadeira ou espátula, pressione as juntas para garantir preenchimento uniforme.

Descanso

Deixe aproximadamente 40 minutos em descanso antes de dar o acabamento final.

Toque final

Esponja limpa umedecida em água sobre as juntas do revestimento garantem o acabamento final. Atenção: a limpeza final só deve ser feita após três dias. Depois desse período você poderá desfrutar do ambiente perfeito, com os pisos e revestimentos maravilhosos que você escolheu e rejunte impecável.

Rejunte com aspecto de novo por mais tempo?

Para que seu rejunte fique impecável e com aspecto de novo por bastante tempo, é importante tomar alguns cuidados. Em primeiro lugar, ser assíduo com a limpeza no local, evitando acúmulo de sujeira.

Sujou? Nada de desespero! Limpe de acordo com o tipo de resíduo. O importante é evitar substâncias abrasivas, pois elas podem danificar tanto o rejunte quanto o revestimento.

Não se desespere se sujar os pisos, revestimentos e rejuntes. Apenas limpe conforme o tipo de resíduo, sem usar substâncias abrasivas.

Depois de tanta informação sobre rejunte, você já consegue escolher o material ideal para sua obra? Lembre-se de que pode contar com os vendedores da Casa Show para esclarecer suas dúvidas e certificar-se de que está fazendo a escolha certa para que o resultado final da sua obra seja simplesmente deslumbrante!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria