Como fazer textura de parede? 5 dicas incríveis para inexperientes

1
1631

Não há quem resista a um ambiente aconchegante e bem decorado, não é mesmo? E hoje não é tão difícil deixar a nossa casa com uma aparência melhor: podemos nós mesmos arriscar e fazer as mudanças necessárias!

Nem que seja uma troca de lugar dos móveis ou pintar uma parede, a gente sempre tenta inovar os espaços que mais gostamos. E se for sem gastar muito, melhor ainda!

Por falar em pintar, muita gente inexperiente tem procurado saber como fazer textura de parede. Existem técnicas e materiais simples e resolvemos te dar algumas dicas para deixar o visual da sua casa incrível. Quer aprender? Confira as dicas abaixo!

1- Prepare a parede que vai receber a textura

Texturas de parede não têm muito segredo. Para que a sua fique bem feita, o primeira passo é limpar a superfície com um pano antes. Se for necessário, para preparar a parede, uniformize-a lixando bolhas, partes soltas e outras imperfeições.

Cuide também do que está próximo à parede! Forre o piso para evitar que respingos de tinta manchem o chão e também utilize fita crepe para proteger rodapés, tomadas, portas e janelas.

2- Tenha auxílio de materiais e ferramentas

Além de ter tudo preparado e protegido, você deve se certificar de que possui todos os materiais necessários e ferramentas corretas para fazer sua textura de parede.

Uma desempenadeira de aço lisa ou dentada é ótima para texturas, e é usada da mesma forma para passar massa corrida, por exemplo. Tenha o auxílio de espátulas, de esponjas, de trinchas ou de outros materiais: o tipo de textura escolhido é que determinará o que você vai usar.

3- Livre-se de manchas e imperfeições nas paredes

Para quem ainda tem dúvida de como fazer textura de parede, é importante lembrar que a parede deve estar pronta para o processo. Essa é, aliás, uma forma perfeita de melhorar o visual do ambiente.

Você consegue esconder irregularidades, manchas e até mesmo pequenas rachaduras com a textura. Isso é ótimo, porque somente uma pintura simples pode não resolver certas imperfeições.

4- Tenha cuidado com o acabamento

Por mais que a textura possa ser irregular, com desenhos mais abstratos, você precisa ter cuidado com o acabamento. Se ainda não está seguro para fazer a técnica, talvez seja melhor pedir ajuda a um profissional, certo?

Não escolha somente a técnica ou o desenho: aprenda como se faz, peça informações, estude o procedimento e faça um teste em uma superfície falsa. Só depois comece a textura na parede escolhida!

Para ajudar no acabamento desejado, borrife água na superfície para que ela amoleça, por exemplo. Essa dica é bastante útil, pois assim a textura não seca muito rápido e você consegue trabalhar com mais calma.

Tenha cuidado também para não deixar o serviço pela metade. A parede inteira precisa receber a textura no mesmo dia, de modo a evitar marcas de emendas ou manchas.

5- Escolha uma textura mais simples de ser feita

Você pode escolher diversos tipos de texturas, mas existem algumas que ficam incríveis e são bem práticas de fazer.

Você só precisa da parede limpa, como já ensinamos antes, e de duas ou três camadas detinta para textura da cor que preferir para servir como base. Confira algumas sugestões:

Frotagge

Aplique a tinta para textura e pressione um plástico com cuidado sobre ela, ainda úmida.

Reagging

Aplique também a tinta para textura e, ainda úmida, retire seu excesso com um pano úmido ou esponja, com batidinhas leves.

Rubber

Aplique a tinta para textura e passe um raio de carimbo devagar, em vários sentidos.

Jeans

Depois de aplicar a tinta para textura, esfregue a superfície com uma escova de cerdas macias, primeiro em sentido vertical e depois horizontal.

Técnica Riscada

Com a parede ainda úmida, escove-a com uma escova de cerdas plásticas, em formato de X.

Viu como fazer textura de parede pode ser simples? Além disso, você pode se divertir muito mudando o visual da sua casa! Experimente as técnicas e confira com antecedência os materiais. Se ainda tem alguma dúvida, é só dividi-la com a gente aqui nos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.