Como evitar erros de assentamento dos pisos

0
917

O momento de colocar os pisos na sua casa é um dos mais importantes durante a reforma, pois necessita de muitos cuidados. Erros nessa etapa podem frustrar você por muito tempo ou fazer com que mais dinheiro saia do seu bolso.

Qualquer tipo de piso é delicado e precisa de muita atenção durante a colocação. A seguir, confira como evitar que imperfeições apareçam durante o processo de colocação.

Hora da compra

Ao comprar o seu piso preferido, sempre coloque na conta uma sobra. É muito comum que algumas peças se quebrem durante o processo, além de ser uma boa pedida para futuras trocas e reparos. Comprar tudo de uma vez é importante, pois pode existir variação de cores de lote para lote.

 

Limpeza

Antes de começar o assentamento, deixe a superfície o mais limpa que puder. Primeiramente, passe um aspirador, em seguida um pano úmido. Qualquer sujeira ou resquício de produto podem dificultar o processo.

 

Preparo da argamassa

O preparo da argamassa deve ser feito sempre da maneira correta (de acordo com o fabricante) e com a proporção perfeita. Lembrando que cada tipo de piso tem suas particularidades e necessita de materiais específicos.

Errar ao preparar a argamassar pode causar má aderência e estragar todo o ambiente.

 

Nivelamento

Se o chão está desnivelado, nem adianta querer um piso perfeito. O nivelamento é extremamente necessário para não prejudicar o rejuntamento e o posicionamento das placas dos pisos.

 

Espaçamento

Deixar o espaçamento disforme ou com intervalos muito largos certamente vai interferir no resultado do assentamento. É importante sempre colocar as cruzetas de plástico entre os pisos para que o espaço fique padronizado entre as peças.

 

Rejunte perfeito

O rejunte precisa estar homogêneo, ser de uma cor única e não ter irregularidades. Além disso, a distância entre os pisos deve estar sempre padronizada (como falamos no item acima). E não se esqueça: o rejunte deve ser passado no mínimo 48 horas depois do assentamento e precisa ficar isolado por 24 horas.  

 

E aí, o que achou das nossas dicas? Não esqueça, você encontra todos esses produtos que citamos no texto no site ou nas lojas da Casa Show.

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria