Como escolher um bom liquidificador?

0
1301

Com tantas opções de bons liquidificadores no mercado, fica um pouco difícil fazer uma escolha. Ele faz parte de toda a cozinha e com ele, conseguimos fazer vitaminas deliciosas, receitas de bolos e tudo o mais que a imaginação permitir. Hoje, falaremos um pouco mais sobre esse eletroportátil tão simples e necessário.

O que considerar na hora de comprar um bom liquidificador? Preço, marca ou funcionalidade?

Ficou em dúvida? Leia o nosso post e descubra como fazer a melhor escolha na hora da compra!

As suas necessidades

Antes de escolher um bom liquidificador, é preciso saber as funções que ele precisa ter para sanar suas necessidades. Vai utilizá-lo para fazer simples receitas ou prefere algo mais profissional e com mais recursos? A pergunta é: para quê você utilizará esse aparelho?

Os tipos de liquidificador

Depois de descobrir suas necessidades, é hora de conhecer um pouco mais sobre cada modelo de liquidificador. Destacamos os três mais conhecidos e usados:

Mixer

Se você gosta de fazer pequenas porções de alimentos, ele é o ideal. Por ser pequeno, o manuseio é bem fácil. É usado para fazer purês, cortar pequenas quantidades de alimentos e misturar deliciosos milkshakes e vitaminas.

Bancada

Existe uma diversidade imensa de modelos desse tipo de liquidificador. Por ser bastante versátil, o copo dele pode ser de vidro, acrílico ou inox.

A potência, capacidade e design também variam. Ele pode ser usado para misturar massas ou para triturar alimentos mais duros.

Multiprocessador

Para quem gosta de funcionalidade, esse pode ser a opção ideal. Além de cumprir com a função de liquidificador, ele também bate massas pesadas, tritura alimentos e fatia legumes e frutas.

É um dos mais completos do mercado. Para acertar na escolha, a potência deve ser levada em conta: quanto mais alta, maior será a funcionalidade dele.

O modelo de liquidificador apropriado

Após conhecer um pouco mais sobre cada modelo existente no mercado, é hora de escolher qual é um bom liquidificador para a sua cozinha. Se você mora sozinho(a) e não o utilizará com frequência, o modelo mais simples se encaixa perfeitamente nas suas necessidades, além de não ocupar muito espaço.

Caso você seja do tipo que adora cozinhar e usa o liquidificador para tudo, o ideal é o multiprocessador ou o de bancada. Um copo de dois litros é o suficiente para o preparo de muitos alimentos ao mesmo tempo.

Se o uso for para alimentos mais pesados, como massas ou bebidas que levam gelo, é recomendável adquirir um modelo mais resiste, com copo de vidro ou inox. A potência também deve ser levada em conta.

Manutenção e limpeza

Para prolongar a vida útil do liquidificador, certos cuidados devem ser tomados, como a limpeza e a manutenção. A limpeza é bem simples!

Sempre que for lavá-lo, certifique-se de que não tem restos de alimentos dentro dele. Uma esponja macia é o suficiente para a lavagem do aparelho.

Ao limpar a base, tome cuidado para não deixar cair água no interior do aparelho, prejudicando a sua parte elétrica. O ideal é guardá-lo em um lugar fixo e alto, para evitar quedas. Agora que você já sabe tudo sobre essa peça-chave da cozinha, está na hora de escolher um liquidificador bom.

Qual foi a sua preferência para arrasar no preparo de comidas deliciosas? Conte para a gente nos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria