Como escolher um aquecedor: 5 itens que você deve considerar

0
1833

Um dos melhores investimentos para se fazer no inverno é comprar aquecedores de ambientes. Para deixar a casa mais aconchegante, quentinha e agradável nos dias mais frios, eles são a melhor opção!

O problema é que existem hoje no mercado diferentes tipos de aparelhos portáteis para te ajudar nessa tarefa. Então, como escolher um aquecedor dentre tantas opções?

Para ajudá-lo, selecionamos os 5 principais modelos. Continue lendo e escolha o melhor pra você!

1. Aquecedores elétricos

Os modelos mais simples de aquecedores são os elétricos. Eles são mais acessíveis devido ao preço menor, que varia de acordo com a potência e o tamanho. Outra parte interessante é que eles aquecem o ambiente bem mais rápido, já que o calor entra em contato diretamente com o ar.

Mas como eles costumam concentrar o calor em suas proximidades, os aquecedores elétricos são ideais para ambientes pequenos. Eles também tendem a consumir muita energia, então é melhor usá-los somente quando tiver alguém no local.

2. Termoventiladores

Os termoventiladores aceleram a renovação do ar em torno do aparelho com uma hélice. Diferentemente dos aparelhos elétricos simples, eles têm um alcance mais ampliado e também esquentam os ambientes mais rápido.

Apesar de se parecerem com ventiladores, eles não possuem aquele barulho que incomoda. Os termoventiladores se adaptam a diferentes situações de calor e são mais fáceis de serem transportados, por serem aparelhos leves.

3. Aquecedores a óleo

Os aquecedores a óleo são mais econômicos que os elétricos, apesar de demorarem mais para começar a aquecer o ambiente. Isso acontece porque a troca de calor com o ar no entorno do aparelho depende de o óleo estar quente.

Existem alguns modelos que têm termostato para regular a temperatura e todos são ideais para ambientes menores ou médios, como quartos, por exemplo. O aquecedor a óleo também é uma boa opção para quem sofre com períodos de tempo seco, já que ele não resseca o ar.

4. Aquecedores cerâmicos

Outra opção para quem quer esquentar o ambiente são os aquecedores cerâmicos. Eles funcionam mais rápido, já que a cerâmica absorve todo o calor gerado pelo aparelho, em vez de dissipá-lo direto no ar.

O seu funcionamento se assemelha um pouco ao de um ar-condicionado, e eles também são mais econômicos que os modelos elétricos. Muitos apresentam controle remoto para programar a temperatura e o timer e você pode utilizá-los tanto no chão quanto fixados na parede ou no teto.

5. Aquecedores a água

Esses modelos são perfeitos para ambientes maiores. Eles funcionam a partir de um sistema de calefação, que utiliza gás, lenha ou óleo para aquecer a água.

Os modelos que são ligados ao gás devem ser utilizados em espaços com boa circulação de ar e ventilação! Geralmente eles são mais caros e difíceis de instalar, já que passam pela tubulação da casa.

Para saber como escolher um aquecedor adequado para o seu ambiente, o ideal é ter em mente o seu objetivo. Leve em consideração o tamanho do local e o tempo em que você permanecerá nele, por exemplo.

Escolhendo um modelo mais econômico ou não, lembre-se de tirá-lo sempre da tomada quando não estiver usando. Também preste atenção em janelas e portas: elas precisam estar sempre fechadas quando o seu aparelho estiver funcionando!

Agora que você conhece e sabe como escolher um aquecedor, que tal nos contar qual o seu modelo predileto? É só deixar um comentário aqui no post!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria