Como escolher o porcelanato ideal para sua cozinha

0
2210

Elegante, resistente, prático. Tantas vantagens fazem do porcelanato protagonista no revestimento de paredes e pisos de cozinha, ambiente exposto rotineiramente à umidade e à gordura.

Além de ter menor absorção de água do que outros revestimentos por aí, o porcelanato ainda é um material que se encaixa perfeitamente em qualquer estilo de decoração, já que está disponível em muitos modelos, acabamentos e em lindas estampas.

Mas, em meio a tanta variedade de acabamentos, texturas e cores, qual tipo de porcelanato escolher?

Veja nossas dicas e descubra como escolher o porcelanato ideal para sua cozinha.

Acabamento

Além da beleza, na hora de escolher o porcelanato para um ambiente úmido como a cozinha é preciso levar em conta a limpeza, facilidade de manutenção e a segurança.

Modelos polidos são fáceis de limpar, porém costumam brilhar mais, ou seja, consequentemente são mais lisos. Uma boa opção, portanto, são os porcelanatos de acabamento acetinado, que são pouco escorregadios.

A versão natural do porcelanato também tem a vantagem de não escorregar tanto, qualidade importante para áreas molhadas usualmente, como as cozinhas.

Resistência

Porcelanato não possui a classificação PEI, esse índice de resistência apenas é utilizado em placas esmaltadas para revestimentos que possuem níveis de desgastes superficiais. Porcelanato já é muito mais resistente que um piso e um revestimento e por isso sua classificação é por locais de uso: LA, LB, LC, LD e LE.

Cor

O mais usual é vermos porcelanatos em tons de branco e bege, sobretudo nas paredes.

No entanto, não existem regras que impeça qualquer projeto de ousar com outras cores, resultando em ambientes lindos e cheios de personalidade. Até mesmo o piso preto pode ser uma ótima escolha, se você contar com uma boa iluminação.

O porcelanato de sua parede não precisa também ser liso. Você pode escolher uma versão estampada, e existem até mesmo modelos inspirados em azulejos hidráulicos e portugueses, tendência na decoração de cozinhas e que ficam lindos.

Se sua casa segue uma decoração mais moderna ou industrial, o porcelanato cinza ou que imita cimento queimado também é uma escolha perfeita.

Gosta de mármore, granito, madeira? Opte por porcelanatos que imitam esses materiais. O limite aqui é a criatividade.

Tamanho

Se a sua cozinha for pequena, não aplique peças muito grandes, tanto no chão como nas paredes. O porcelanato maior pode diminuir o ambiente.

Se esse for o seu caso, considere as placas com medidas até 0,60×0,60m para o piso. Já se a sua cozinha for espaçosa, você pode adotar modelos de 1×0,50m ou de 0,60×1,20m.

No revestimento das paredes, o ideal é que as peças sejam menores do que as aplicadas no piso. Geralmente, são adotadas placas de 0,30×0,60m nesses espaços.

Porcelanato e outros materiais

O revestimento não precisa seguir a regra de ir até o teto em todas as paredes. Uma tendência em projetos atuais é usar o porcelanato nas paredes em que ficam a pia e o fogão, por conta dos respingos, ou deixá-lo a meia parede, em combinação com outros materiais.

Pastilhas, cimento queimado, estampas, azulejo português e ladrilho hidráulico podem ser combinados com o porcelanato e darem uma nova proposta à decoração.

 

Agora que você já sabe tudo sobre porcelanatos, que tal dar uma nova roupagem para a sua cozinha? Compartilhe suas ideias com a gente.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria