Como escolher o piso para o entorno da piscina?

0
484

Quando o calor chega sem avisar, não há quem não sonhe em ter uma piscina em casa, não é? Elas são perfeitas para passar o dia com amigos e a família depois de uma semana exaustiva e estão cada vez mais presentes nas áreas externas da casa. Entretanto, para sua instalação, alguns cuidados são essenciais para que você garanta segurança, conforto e proteção a todos que irão utilizá-la. Como o entorno da piscina é uma aérea de circulação de pessoas e que constantemente fica molhado, é necessário escolher com cuidado o material que vai ao chão, visando sua resistência, capacidade antiderrapante e proteção térmica. Mas qual o tipo adequado de piso para o entorno da piscina?

Pedras

As pedras são materiais tradicionais, e que funcionam muito bem nas bordas da piscina. Mármore, granito, São Thomé e mineira são as mais usadas para essa finalidade. O tipo e a forma de assentamento podem interferir em suas características, como conforto térmico e capacidade antiderrapante. É importante estar atento quanto ao uso de pedras exóticas, pois o material pode ter propriedades diferentes e exigir manutenção diferenciada.

piso de piscina

Cerâmica e porcelanato

As cerâmicas e porcelanatos, além de serem opções diversificadas, são resistentes à formação de manchas e resíduos, não desbotam sob o sol e possuem ótimas propriedades antiderrapantes. Entretanto, esses materiais precisam de cuidados diferenciados. No caso do porcelanato, é preciso ficar atento à sua superfície, que não pode ser lisa, e às propriedades térmicas do material. As cerâmicas, por sua vez, exigem a utilização de argamassa de assentamento resistente, para que o piso não sofra danos com o passar do tempo.

Deck de madeira

A madeira próxima a piscina sempre transmite uma ótima impressão e torna o visual da área sofisticado e elegante, além de ser uma opção inúmeras vezes mais ecológica. Ao utilizar madeiras adequadas, como o cumaru e o ipê, você terá um piso resistente, durável e a certeza de que ele não irá apodrecer ao longo do tempo.

sandálias pretas

Cimentícios atérmicos

Formados à base de cimento, os cimentícios atérmicos são criados com ingredientes que o impedem de absorver calor, ao contrário dos comuns, e por isso, são próprios para áreas externas. Eles também têm ótima resistência e durabilidade e são melhores que os convencionais neste quesito. Além disso, são antiderrapantes, drenantes e permeáveis, o que os torna uma ótima opção para quem tem crianças em casa, pois permite que elas corram, pulem e brinquem a vontade ao redor da piscina.

Agregados

Os “agregados de pedras”, são excelentes para serem colocados no entorno da piscina, pois, além de serem antiderrapantes, antitérmicos e drenantes, são uma opção sustentável, já que são compostos de materiais recicláveis, como garrafas PET e vidros.

Diante de tantas variedades de revestimentos para a área ao redor da piscina, é importante ter em mente que você não precisa escolher apenas um material! Neste ambiente, variações de composições e texturas são bem-vindas, proporcionando uma incrível aparência para a área no entorno da piscina.

Qual o material que ficaria perfeito na sua casa? Conta para a gente nos comentários.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria