Como escolher o lustre perfeito para a sala de jantar

0
1625

Muito além de suas características funcionais, um belo lustre ou pendente pode transformar o estilo e a decoração de qualquer ambiente da casa. Que tal então abusar do poder do acessório na sala de jantar, criando uma atmosfera muito mais intimista ou aconchegante?

Tem medo de errar na escolha? De fato, lustres e pendentes costumam ser peças que chamam muito a atenção, e precisam ser escolhidos de acordo com algumas regras para um resultado harmonioso e satisfatório. Mas não se preocupe, contamos tudo pra você aqui! Confira como escolher o lustre perfeito para a sala de jantar.

Altura e tamanho

O lustre da sala de jantar deve ser instalado acima da linha dos olhos das pessoas sentadas à mesa, para que a peça não atrapalhe a interação entre elas. No geral, a altura indicada entre a superfície da mesa e a luminária é entre 70 cm e 1 metro.

O tamanho do lustre ou pendente escolhido também deve ser levado em conta, devendo ser proporcional à mesa e a sala de jantar: a regra aqui é proporcionalidade. Se o lustre for muito pequeno, a mesa de jantar e a sala forem grandes, a peça perderá o impacto no espaço; por outro lado, se a peça for muito grande e o cômodo e a mesa pequenos pode dar a impressão de que a sala é ainda menor.

Lâmpadas

A escolha das lâmpadas também é importante para garantir um efeito bonito ao pendente. Deve-se levar em conta as cores do espaço e a proposta do ambiente. A luz branca é mais indicada para locais de trabalho e não altera a coloração dos alimentos. Por outro lado, se a ideia é criar um clima mais aconchegante ou intimista, invista na luz amarelada.

Formatos

A forma do lustre deve levar em conta o formato da mesa: assim, se sua mesa é quadrada ou retangular, opte por lustres retilíneos ou curvos; por sua vez, mesas redondas harmonizam com lustres redondos.

A quantidade de luminárias também deve levar em conta o tamanho da mesa. Se ela tiver mais que seis lugares, use uma peça grande, que ilumine toda a mesa ou até mesmo mais de uma luminária – nesses casos, elas devem ser menores, para a decoração não pesar.

Estilos

Existem lustres para os mais variados estilos, e a escolha deve levar em conta diretamente a decoração do espaço. Veja nossas dicas:

Clássicos – ambientes clássicos geralmente pedem lustres elegantes, grandes, com cúpulas feitas em cristal, vidro, cobre ou tecidos mais nobres, como o linho ou a seda.

Clean – para quem prefere um estilo mais clean, o ideal são peças com cores e linhas mais sóbrias. Esses lustres podem utilizar uma ou mais lâmpadas e geralmente são feitos de vidro ou material fosco.

Contemporâneo – para os apaixonados por decorações modernas, existe uma gama enorme de opções de lustres feitos com design inovador e nos mais diversos materiais, como alumínio, vidro, metais, aço inoxidável, cordas, tecido e acrílico, com cores e texturas variadas.

 

E você, com qual estilo se identifica mais? Conte pra gente e aproveite pra visitar a Casa Show e encontrar o lustre perfeito para sua casa!

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria