Como escolher móveis para minha sala?

0
116

Por ser o ambiente onde recebemos os amigos, passamos momentos agradáveis em família e descansamos depois de um dia intenso de trabalho, a sala costuma ser a alma da casa! Carregando a responsabilidade de nos abraçar e acolher, dizendo, sem palavras, para ficarmos à vontade, acaba sendo indispensável que a decoração e a organização desse cômodo priorizem o conforto e a funcionalidade. Daí a importância de saber comprar a mobília perfeita para essa parte tão especial da casa. Quer saber como escolher móveis para a sala de estar? Então confira as nossas dicas e acerte na mosca:

Pense nas dimensões do ambiente

Uma regra de ouro para mobiliar a sala da melhor maneira possível é considerar o tamanho do espaço ao comprar absolutamente qualquer peça. Então, antes de mais nada, coloque a trena em ação e meça tudo, desde a porta até cada quina de parede, antes de sair às compras. Imagine comprar um estofado maravilhoso e, no fim das contas, descobrir que não é do tamanho mais adequado para seu ambiente! Outro erro comumente cometido pelos mais empolgados é comprar móveis demais para salas muito compactas. Nesse caso, o visual acaba ficando poluído e o cômodo parece menor do que realmente é. O segredo está na medida certa!

Seja criterioso na escolha do sofá

Em algumas salas, o ponto de destaque da decoração fica para a lareira, em outras para a porta de vidro e em outras tantas para o painel. Mas essas são, na verdade, minoria! De modo geral, o sofá é o item que mais atrai a atenção nesse cômodo. Esse elemento, além de assumir uma função decorativa importantíssima no espaço, é um convite à reunião familiar, ao descanso e ao convívio com os visitantes. É por essas e outras que ele precisa unir beleza, funcionalidade e conforto. Um sofá lindíssimo mas duro ou pequeno demais, assim como um sofá super aconchegante que não combina em nada com o resto da decoração definitivamente não serão as melhores alternativas, não concorda?

Defina um estilo e siga um conceito

Outra dica bacana para acertar na escolha dos móveis para sua sala é definir um estilo e seguir um conceito na composição geral. Em decorações rústicas, desejando criar um efeito acolhedor, móveis de madeira são apostas certeiras. Já se a proposta decorativa for jovial, despojada e irreverente, móveis coloridos e com um design diferenciado são mais do que bem-vindos. No caso de decorações clássicas, o ideal é investir em formas, cores e materiais tradicionais, enquanto nas decorações no estilo clean, o melhor é optar pelas linhas retas e cores neutras — como o bege, o preto, o cinza e o branco.

Leve em conta seus gostos pessoais

Os móveis de uma sala também devem ter a ver com as preferências estéticas do dono, com o perfil da família e com o estilo de vida dos moradores. Se pouca gente mora na casa, por exemplo, um sofá de dois ou três lugares já pode ser mais que suficiente. Por outro lado, se a família for grande, além de um sofá maior você ainda precisará de poltronas, chaises e pufes complementares. Também no quesito cor seus gostos pessoais devem ser levados em conta. Assim, por mais que vermelho ou amarelo estejam na moda, se essas tonalidades estão no fim da sua lista de prioridades, é melhor optar por outro caminho!

E aí, gostou das nossas dicas de como escolher móveis para a sala? Aproveite para aprender a decorar sua sala gastando pouco! E para ter acesso a outras informações incríveis do universo da decoração de interiores, assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria