Como escolher a cuba ideal para o seu banheiro

0
533

 

Além de piso, revestimento e iluminação, uma peça é protagonista na decoração de banheiros e lavabos: a cuba. Hoje, elas podem ser encontradas em diversos materiais, formatos e estilos, com opções que agradam a todos os gostos e cabem em qualquer orçamento.

Mas, em meio a tantas opções, como escolher a cuba ideal para o seu banheiro? Veja nossas dicas.

 

Estilo

Antes de escolher a cuba, considere o estilo do seu banheiro. Uma decoração mais moderna, por exemplo, pede uma peça colorida ou com design mais diferenciado.

Se você quer seguir uma linha mais clássica, as cores mais sóbrias, como branco, bege ou preto podem ser melhores escolhas. Agora, se o seu ambiente é neutro e você quer dar uma diferenciada no espaço, abuse da criatividade e escolha uma cuba de design mais arrojado, que seja o ponto alto do ambiente.

 

Espaço

A cuba deve também ser proporcional ao tamanho do ambiente. Em banheiros ou lavabos muito pequenos, o mais indicado é a utilização de cubas embutidas ou de coluna, que não demandam muito espaço. Para ambientes maiores, as cubas moldadas ou de apoio são uma boa aposta.

 

Material

Escolha um material resistente e prático, fácil de limpar. Se optar por uma cuba de pedra natural, atente-se para escolher um tipo que não apresente alta porosidade, que possa apresentar problemas futuros decorrentes da umidade excessiva.

 

Tipos de cuba

 

Conheça os modelos de cuba e identifique qual a melhor alternativa para o seu banheiro.

 

Cuba de embutir

Adapta-se a qualquer tipo de banheiro, com a vantagem de ser também o modelo mais econômico. Geralmente, possui visual clássico, contribuindo para um espaço mais clean.

A cuba de embutir pode ser encontrada em diferentes formatos e na instalação demanda que a bancada seja recortada na medida exata para que ela seja colada por baixo da pedra.

 

Cuba de semiencaixe

A cuba de semiencaixe é fixada na parede apenas pela parte de trás, ou seja, a parte da frente fica fora da bancada.  Isso faz com que o modelo seja ideal para banheiros e lavabos pequenos, já que dá profundidade para a bancada.

Geralmente tem design diferenciado e ousado, o que combina perfeitamente com ambientes modernos. É possível também encontrar no mercado cuba de semiencaixe com toalheiro fixado, um diferencial bonito e prático.

 

Cuba de apoio

Imponente e moderna, a cuba de apoio é amplamente utilizada por arquitetos e designers em projetos ousados e contemporâneos, contando com uma grande variedade de cores, materiais e formas.

Esse modelo fica totalmente sobre a bancada, ocupando mais espaço. Portanto, é mais interessante para banheiros ou lavabos maiores.

 

Cuba de sobrepor

Diferente das cubas de apoio, as cubas de sobrepor deixam mais espaço na bancada, já que apenas a borda da peça fica para fora do tampo. Assim, o modelo é uma ótima opção para todos os ambientes, independentemente do tamanho.

 

Cuba esculpida

A cuba esculpida é feita com o mesmo material da bancada, o que dá harmonia e leveza ao ambiente. Por ser altamente customizável, podendo ser feita de materiais diversos, tende a ser um pouco mais cara que os demais modelos.

Importante: se escolher esse modelo, opte por uma versão com tampa removível, para facilitar a limpeza do ralo. Escolha também uma torneira ou misturador que seja ideal para esse tipo de cuba – se a pressão da água e o escoamento não forem compatíveis, espirrará água toda vez que usar a pia.

 

Pia de coluna

Apesar de ser o modelo mais tradicional, pode ser encontrada em versões atualizadas, com design contemporâneo.

É uma ótima alternativa principalmente para espaços compactos, já que dispensam tampo e gabinete.

 

E agora, já sabe qual a cuba ideal para a sua casa? Conte pra gente!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria