Como dividir ambientes na sua casa com praticidade e sofisticação?

0
1227

Em uma reforma, principalmente de um apartamento pequeno, é comum que procuremos por juntar ou dividir ambientes, como é o caso da cozinha americana (aberta, juntando-se à sala) ou de um cômodo muito grande, que pode facilmente ser dividido em duas áreas. Neste último exemplo, algumas dúvidas podem surgir, principalmente pela dificuldade em erguer uma parede — faz sujeira, é caro e, além de tudo, um projeto complicado de ser feito.

Existem algumas alternativas que podem substituir a parede na hora de dividir um espaço em dois. As opções são mais delicadas, simples e fáceis de ser executadas e, melhor ainda, mais baratas!

E aí, quer algumas inspirações de como dividir ambientes com base nas maiores tendências do design de interiores? Então, continue nos acompanhando!

Cortinas

As cortinas são as primeiras a aparecer em nossa mente quando pensamos em alternativas para as paredes em si. E a maior vantagem delas é muito clara: caso você queira unir os ambientes, criando maior interação entre as pessoas que estão em cada um deles, é só abri-las.

Você pode utilizar diferentes tipos de cortinas também, dependendo do que deseja. Algumas possibilidades são as de tecido mesmo, mais claras e translúcidas para deixar a luz passar, ou mesmo aquelas cortinas feitas manualmente, com cordas, penduricalhos e o que mais você desejar — neste caso, você pode até procurar por um DYI que combine com a sua casa!

Estantes

Existem poucas formas de dividir um cômodo tão modernas quanto as estantes. Isso ocorre principalmente pelo fato de que você pode decorá-la e colocar em cada espaço o que você quiser, e ela pode ser feita, inclusive, com materiais de reciclagem (ou mesmo em madeira e materiais mais comuns ou refinados).

As estantes fazem parte da própria decoração do local, e são perfeitas para dividir a sala de estar da sala de televisão, por exemplo. Você pode colocar a própria televisão em algum dos compartimentos, além de livros, porta-retratos, CDs, DVDs, vasos de flores, etc. Estes elementos também enfeitarão muito o local!

Biombos

Os biombos são japoneses e, originalmente, serviam para que as pessoas trocassem de roupa por trás deles. Eram feitos em bambu, mas podem também ser compostos por diversos tipos de madeira, vidro, seda e até alguns papéis em suas divisórias. O mais legal desta peça é que ela dá um ar retrô para a sua casa, afinal, é uma peça antiga — que será ressignificada como parte decorativa!

Você pode pendurar fotos, colocar posteres divertidos, retratos, ou mesmo deixá-los sem nada, pois eles sozinhos são realmente lindos. Quanto aos ambientes, é interessante deixá-lo em seu quarto ou na sala de estar, já que o biombo tem também tudo a ver com elegância e passa um ar de conforto.

Cobogós

Este elemento é geralmente feito de concreto ou cimento e possui partes vazadas que criam efeitos de luz e sombra simplesmente incríveis. No caso da escolha por um cobogó, é ideal possuir parte de uma parede para que ele seja moldado, mas isso é facilmente resolvido.

Já que seu maior atrativo vem da luz batendo, é legal usar o cobogó em um ambiente bastante iluminado. Além disso, ele dará também um toque super moderno para a sua casa, assim como as estantes. E olha que você não precisa colocar nada além dele!

Vidros

As divisórias feitas em vidro são também interessantes para separar ambientes, e têm tudo a ver com o quarto e o banheiro. Uma excelente ideia é separar a suíte do casal usando a divisória de vidro, inclusive, como cabeceira da cama, colocando-a contra a divisão com o banheiro. Fica limpo, claro e moderno!

Elas são elementos fáceis de achar, basta bater um papo com o seu arquiteto ou com um funcionário de loja de construção para entender melhor sobre como as divisórias funcionam e devem ser colocadas. Além disso, você pode plotar o vidro que comprou e decorá-lo de diferentes maneiras.

Gostou dessas ideias de como dividir ambientes em sua casa? Conte para a gente nos comentários se usou alguma dica ou se teve alguma outra ideia super legal para separar e decorar os cômodos!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria