Como deve ser a decoração de um quarto de hóspedes?

0
1364

Você gosta de receber visitas em casa e sempre procura fazer os hóspedes se sentirem o mais à vontade possível? Então você provavelmente tem mesmo o dom da hospitalidade e sabe recepcionar os visitantes com braços abertos. E se quer tornar a casa ainda mais acolhedora e a estadia das visitas cada vez mais especial, confira nossas dicas de hoje sobre como decorar o quarto de hóspedes priorizando conforto, beleza, bom gosto e funcionalidade. Aprenda a deixar esse ambiente ainda mais bonito e aconchegante:

Prefira uma iluminação acolhedora

O quarto de visitas deve ser bem aconchegante, afinal, é um ambiente primeiramente destinado ao repouso. E nesse sentido a iluminação assume um papel importantíssimo. Assim, recomenda-se apostar na iluminação indireta, feita por luminárias, lustres, abajures e pendentes. As luzes amareladas também são recomendadas, pois dão ao dormitório um ar mais intimista e reconfortante. Luzes brancas, por sua vez, ativam o estado de alerta e impedem o relaxamento — melhor evitá-las por ali!

Invista em cortinas e persianas

De toda forma, além da iluminação artificial, a entrada de luz natural no ambiente também é indispensável. Dessa forma, o ideal é que o quarto de hóspedes tenha uma ampla janela, o que, por sua vez, pedirá o investimento em cortinas e persianas para controlar a incidência de luz e de ventilação no espaço. Aí vale ressaltar que a tecnologia blackout é perfeita tanto para dar a privacidade de que seus convidados precisam como para que eles possam dormir até mais tarde.

Crie um ambiente multifuncional

O mais indicado é que o dormitório de hóspedes seja um espaço prático e funcional, devendo ter pelo menos um armário ou uma cômoda para que as visitas possam tirar as roupas das malas. Se não for possível ter essa mobília no ambiente, providencie ao menos uma arara com cabides para que seus visitantes pendurem as peças mais delicadas. Em relação à cama, o recomendável é que o quarto conte com uma cama de casal ou duas de solteiro, para acomodar diversas possibilidades de configurações. Também pode ser interessante ter um sofá-cama no ambiente, pois a versatilidade desse item completa a multifuncionalidade do espaço, facilitando o descanso à noite e o trabalho ou o lazer durante o dia.

Escolha roupas de cama bonitas e confortáveis

O quarto de hóspedes deve estar sempre decorado com roupas de cama bonitas e confortáveis, o que inclui edredons, colchas, mantas e fronhas. Use e abuse também dos travesseiros e das almofadas, acessórios que deixam o dormitório mais acolhedor para suas visitas. Fica então a dica que um tecido de fácil manutenção e com o toque macio é o algodão — puro ou misto —, sendo que o conforto só melhora à medida que a quantidade de fios aumenta.

Conheça opcionais realmente diferenciados

Até agora você já viu quais são os itens básicos para decorar o quarto de visitas, mas existem também outros móveis, aparelhos e objetos que podem fazer do dormitório o ambiente perfeito para acolher os convidados com toda a educação, o conforto e a hospitalidade que você tem a oferecer. Televisor, ganchinhos com toalhas limpas penduradas, um roupão macio, mesas de cabeceira, uma moringa de água, espelho, relógio e vasos de flores, por exemplo, não são nada obrigatórios no ambiente, mas demonstram o quanto você está feliz com a visita e se esforçou para agradar.

Gostou das nossas dicas de como decorar o quarto de hóspedes? Está pronto para colocá-las em prática para preparar esse espaço com todo o carinho? Que outras estratégias você adota para deixar esse ambiente mais bonito e acolhedor? Comente aqui e divida suas dicas conosco! Ah, e não se esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar sempre por dentro do fascinante universo da decoração!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria