Como deixar a casa mais fresca no verão?

2
1224

O verão já está chegando e, com ele, as altíssimas temperaturas. Em algumas regiões do país, os termômetros ultrapassam os 40ºC rapidamente. Como vivemos em um país tropical, o jeito é encontrar formas de conviver e amenizar o calorão, principalmente quando estamos em casa desejando relaxar e descansar. Para isso, há formas de deixar a casa mais fresca sem reformas. Sabia disso? Se não, confira a seguir dicas que vão deixar o seu lar mais aconchegante neste verão!

Prefira lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED são boas opções para não aquecer o ambiente; diferentemente das incandescentes, elas não dão sensação de calor. Outra vantagem é que ajudam a economizar energia elétrica.

Troque as cortinas

As cortinas da sua casa são escuras e de tecidos pesados? Para criar um cômodo mais fresco, o ideal é trocá-las por tecidos mais leves e claros, que diminuem a sensação de calor. Se houver claridade que atrapalha a TV, por exemplo, prefira os modelos blackout que ajudam a escurecer, sem a necessidade de tons escuros.

Mude os móveis e objetos de lugar

Olhe com atenção para cada espaço da sua cada, será que os móveis não estão atrapalhando a circulação de ar? Pode ser que você consiga formar um corredor de vento apenas mudando a posição do sofá, por exemplo. Veja que tipo de alteração pode fazer para deixar a circulação mais agradável. Além disso, se os cômodos são muito cheios de móveis, enfeites e afins, é melhor reduzir a quantidade de elementos para não deixar o local abafado.

Use corretamente os ventiladores

Ventiladores são peças importantíssimas para enfrentar o calor. Esses aparelhos não deixam o ambiente frio, porém contribuem para os ventos circularem. A maneira de tirar melhor proveito deles é deixá-los de frente para uma janela, com a parte da frente — as hélices — voltadas para fora. Dessa forma, ele manda embora o ar quente e traz para dentro de casa o ar mais fresco, principalmente à noite, quando as temperaturas são mais frescas.

Opte por cores claras e tecidos leves para deixar a casa mais fresca

Outra boa prática para deixar a casa mais fresca é optar por tecidos claros e leves. Nem sempre é possível trocar aquele seu sofá lindo, mas que é preto. A solução para esse caso é colocar capas, em tons mais suaves e tecido mais macios. Outra dica: é trocar as capas das almofadas também, principalmente aquelas de tecidos de veludo ou camurça, por cores e estampas que combinam mais com o verão e que são mais leves.

Já para a hora de dormir, prefira roupas de cama em tecido 100% algodão, que têm um toque mais macio e confortável. Com essas mudanças, além de amenizar o calorão, você vai revigorar a decoração do seu lar!

Cultive plantas dentro de casa

Cultivar plantas dentro de casa é uma forma de deixá-la mais fresca, com o ambiente mais agradável e alegre. As plantas têm o poder de ajudar a reduzir a temperatura interna, pois ela “transpira” seu excesso de água e deixa o ambiente mais úmido. Porém, tenha cuidado com espécies com folhas grandes que podem deixar ambientes pequenos carregados e gerar a sensação de calor.

Deixe o ambiente úmido

Uma das melhores formas para deixar a casa realmente fresca é umedecer o ambiente. Há diversas formas de fazer isso, podemos destacar: espalhar recipientes de água pela casa — lembre-se de trocar com frequência devido à propagação de dengue — utilizar fontes, que além de deixar o ambiente úmido, decoram e ajudam a relaxar com seu barulhinho de água caindo.

Outra maneira é usar umidificadores, são aparelhos bem simples que funcionam com um pequeno reservatório de água e liberam vapor frio no ar, deixando o ambiente com sensação de frescor.

Agora que você já sabe como deixar a casa mais fresca para o verão, aproveite para conferir nossas dicas caseiras para umidificar o quarto e ter boas noites de sono, mesmo nas noites mais quentes!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.